Solenidade pelos 150 Anos de Santos Dumont – Força Aérea Brasileira

Fonte: Zero Hora – 21/07/2023

No dia 21 de julho, o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) celebrou a data de Santos Dumont. Para o Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, o legado do aviador se confunde com o da FAB. “Destaco o empreendedorismo, o idealismo e a construção de algo novo. É o maior e mais antigo sonho da humanidade. Algo pensado como inatingível, Santos Dumont fez e, com isso, proporcionou o maior salto no desenvolvimento de nossas sociedades”, disse.

Sargento Leandro Marim Rodrigues

A homenagem a Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira, aconteceu na Base Aérea de Canoas. A solenidade contou com passagem de caças F-5 pelos céus do município, exposição de aeronaves e a entrega de medalhas Mérito Santos Dumont para civis e militares por serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB).

Quem visitou a celebração pôde interagir com uma réplica da aeronave 14 Bis, — construída e utilizada por Santos Dumont em seus voos —, além de fotografar o sargento Leandro Marim Rodrigues, que deu vida ao patrono da aviação ao usar trajes característicos. Um desfile militar que uniu a Força Aérea, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros fechou o dia.

Réplica da Aeronave 14 BIS em exposição

A ADESG/RS se fez representar na ocasião pela Psicóloga Lúcia Salles, Diretora  Adjunta,  e o aluno CEPE/23 Jorge Godinho.

Sr Godinho, Maj Brig Rivero – Cmt V COMAR, Dra Lúcia e Gen Ex Hertz – Cmt CMS