Viagem de Estudos do CEPE de Caxias do Sul à Manaus/AM

No dia 23 de outubro, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) recebeu as ilustres visitas das Associações de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) das cidades de São Paulo (SP) e de Caxias do Sul (RS), sendo proporcionado aos participantes uma experiência pedagógica única, ampliando seus horizontes cognitivos, sociais e emocionais, bem como oferecido insights valiosos sobre as operações do Exército Brasileiro na região amazônica.

O anfitrião da comitiva foi o Coronel Glauco Corbari Corrêa, Comandante do CIGS, que apresentou aos visitantes o notável trabalho realizado pelo Exército na vasta extensão da Amazônia. Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto as particularidades das ações promovidas pelo CIGS na formação dos Guerreiros de Selva, ressaltando a coesão da tropa e o elevado profissionalismo que caracteriza seus integrantes.

Um dos momentos mais marcantes da atividade foi a exploração do Espaço Brasileira Amazônia, um local que resgata a epopeia da conquista, do desenvolvimento e da manutenção do território amazônico. Nesse local, foram reverenciadas as figuras históricas que desempenharam papéis fundamentais nessa jornada, incluindo os Guerreiros de Selva formados pelo CIGS.

A Representação de Caxias do Sul foi liderada pelo seu Representante Adm. Elineu Alcides Reck e pelo Coordenador do CEPE Sr. Edegar Teixeira Lopes. A comitiva foi composta por 30 pessoas, entre os estagiários e por adesguianos de outras turmas.

A visita culminou no icônico Zoológico, onde puderam testemunhar os resultados do projeto ZooTech.

Essas visitas exclusivas destacam o compromisso do Exército Brasileiro em compartilhar seu papel fundamental na região amazônica e promover uma compreensão mais profunda da história e dos desafios enfrentados na defesa, na preservação e no desenvolvimento dessa parte vital do território nacional, tudo permeado pela especialização do melhor guerreiro de selva em âmbito mundial.

A comitiva da Representação de Caxias do Sul visitou também o CECMA do Exército Brasileiro que tem como missão realizar o transporte fluvial, com seus meios orgânicos, para as unidades militares da Amazônia Ocidental e capacitar os recursos humanos do CMA, CMN e CMO para as atividades da navegação fluvial, contribuindo com a missão da 12ª RM/CMA.