Visita de Estudos do CEPE/23 à Braskem no Polo Petroquímico de Triunfo

No dia 04 Out, os alunos do CEPE/23 de Porto Alegre visitaram as instalações da BRASKEM no Polo Petroquímico de Triunfo. A delegação, integrada por alunos e membros da Comissão Executiva, contou com a presença do Diretor do CEPE, Cel Res EB Rogério Petry de Abreu.

A Comitiva foi recebida pelo Sr Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem e Sra Viviane Martinez.

Foram dados os votos de boas-vindas a comitiva da ADESG/RS e informado que a BRASKEM é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com mais de 31 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Américas, Europa e Ásia, e que a empresa produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

A BRASKEM é a maior produtora de polietileno, polipropileno e PVC do Brasil, com capacidade de produção de 5,7 milhões de toneladas em território brasileiro. Embora sua principal matéria-prima seja a nafta, a Braskem mantém e opera uma planta de Etileno Verde (I’m Green), inaugurada em setembro de 2010. Esta planta, em Triunfo, representa um passo importante em sua estratégia de tornar-se a líder mundial em química sustentável. Trata-se da maior unidade produtora do mundo, em escala industrial, de eteno a partir de matéria-prima 100% renovável – a cana-de-açúcar.

Na sequência, Sr Daniel Fleischer, falou sobre a estratégia de crescer com sustentabilidade da BRASKEM, que conta com uma base sólida de gestão e uma forte cultura empresarial. O foco da empresa está na Estratégia Global de Desenvolvimento Sustentável junto ao Conselho Adminsitrativo para combater as mudanças climáticas e o desperdício de plástico, sendo referência em segurança química; reduzindo a intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEEs); aumentando a eficiência hídrica; aumentando a eficiência energética; sendo o maior produtor de resinas termoplásticas a partir de matéria-prima renovável; contribuindo para reduzir o impacto dos resíduos plásticos do pós-consumo e ser percebido como importante agente de desenvolvimento humano.

Chamou a atenção da comitiva a queda de receita dos últimos anos da empresa, pois a Brasken/RS ressente-se da concorrência subsidiada de resinas dos EUA e China, extraídas de gás natural, prejudicando a planta gaúcha, cuja a principal matéria prima é a nafta, com  a consequente redução do PIB do RS e possivelmente de empregos qualificados de indústria de base. Na sequência a comitiva visitou as instalações da indústria, passando pelo laboratório de pesquisa, aferição e resistência dos materiais, ocasião em que foi recebida pelo engenheira química Cíntia – Coordenadora de Laboratórios CTI.

Após a palestra, o aluno Servidor Estadual Mauro Bakoff fez os agradecimentos protolares aos anfitriões.

A comitiva almoçou no refeitório da empresa, juntamente com a equipe de recepção.

A visita foi considerada importante, pois os alunos e dirigentes da ADESG/RS presentes, tiveram a oportunidade de ver a pujança dessa importante empresa do setor petroquímico brasileiro.

Infere-se que o setor necessita de uma atualização de políticas governamentais no setor, nas esferas Estadual e Federal, para evitar concorrência subsidiada dos EUA e chinesa e manter-se o crescimento e desenvolvimento Nacional no ramo petroquímico.