Viagem de Estudos do 58º CEPE de Porto Alegre à Santa Maria/RS

De 24 a 26 de setembro, uma comitiva de estagiários do 58º CEPE de Porto Alegre e de adesguianos de turmas anteriores, desembarcou na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em uma viagem de estudos estratégicos.

A atividade foi marcada por encontros com empresários locais e representantes das Forças Armadas.

Ao chegar na cidade no dia 24, a comitiva foi recebida pelo representante da ADESG/Santa Maria Exmo Sr Gen Bda Marcelo Carvalho Ribeiro, adesguianos e familiares, que deu as boas vindas à comitiva liderada pelo Vice-Delegado Cel Inf Res Rogério Petry de Abreu em um agradável jantar.

Na segunda-feira, 25 de setembro, iniciou-se os trabalhos no auditorio do Centro de Adestramento Sul (Centro General Antonio Miotto) no qual o General Ribeiro, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada explanou sobre a Expressão Militar do Poder Nacional e a missão da Brigada João Niederauer Sobrinho.

Ao final o Cel Petry fez o agradecimento ao Gen Ribeiro.

Em seguida o comandante do Centro de Adestramento  Sul (CA-Sul), Tenente Coronel Carlos Eduardo de Matos Barboza, fez a apresentação  daquela organização militar (OM) e o emprego da simulução de combate no adestramento e certificação das Forças de Prontidão do Exército Brasileiro.

Depois o comandante convidou a comitiva para percorrer CA-Sul onde se pode ver os equipamentos e salas para os os diversos tipos de simulação.

Foi explicado que, como usam softwares, podem treinar exaustivamente, a baixo custo, treinamentos bem próximos da realidade em sala ou em campanha no uso racional do material de emprego militar e munições.

Na despedida o aluno Mauro Bakof entregou ao Ten Cel Matos Barboza um diploma de reconhecimento pela oportunidade proporcionada aos visitantes.

Ainda pela manhã, o grupo se dirigiu para o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) onde foi recebido pelo Tenente Coronel Daniel Bernardi Annes comandante daquele Estabelecimento de Ensino.

A comitiva teve uma palestra com o Ten Cel Annes e posteriormente visitou as instalações do aquartelamento à tarde, onde puderam ver os simuladores utilizados na instrução dos oficiais e sargentos para o emprego dos Carros de Combate da família Leopard e Guarani.

O CI Bld é um estabelecimento de ensino do Exército que tem também como missão o desenvolvimento da doutrina, pesquisa e desenvolvimento do emprego de forças blindadas. Também a apoia a certificação das Forças de Prontidão da Força Terrestre.

Abaixo alguns dos simuladores.

Em bege o histórico carro Osório.

Foram feitos os agradecimentos pelo Vice-Delegado e o aluno Dr Carlos Benedetti.

Encerrando a jornada de segunda-feira, o grupo foi recebido no Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (Pq R Mnt/3) pelo Ten Cel Engenheiro Militar Poitevin, Chefe da Divisão Técnica, que deu as boas vindas, convidando a comitiva a percorrer o pavilhão principal.

O Pq R Mnt/3 tem como missão de efetuar a manutenção dos blindados em uso do Exército, motivo que foi projetado com guindastes e talhas de tonelagem elevada, tendo esses equipamentos no pavilhão visitado.

Atualmente a manutenção da família Leopard é complementada pela KMW (empresa alemã responsável pela fabricação de blindados).

O Parque é estruturado com pavilhões para as atividades de ensino, administrativas, estoque e oficinas.

A aluna Dra Diana Benites entregou o diploma de reconhecimento ao Ten Cel Poitevin.

No dia 27 de setembro, terça-feira, a comitiva foi recebida na Base Aérea de Santa Maria (BASM) pelo Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies.

Os adesguianos e alunos foram detalhadamente instruídos nas funções, composição e equipamentos dos 4 esquadrões que integram a BASM, tanto por vídeos, apresentações e palestras pessoais.

O Ten Cel Aviador Starling, comandante do esquadrão, explanou sobre ao Esquadrão Hórus (1º/12º GAv), integrado por aeronaves Hermes 450 e Hermes 900, antigamente conhecidas por VANTS e que modernamente são conhecidas por Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP).

Em relação ao Esquadrão Pantera (5º/8º GAv) integrado por aeronaves H-60L (Black Hawk), o comandante de esquadrão Ten Cel Aviador Fortes explanou as missões, relatando inclusive o resgate de flagelados no vale do rio Taquari ocorrido recentemente, que emocionou muito os presentes.

Equipados com aeronaves AMX, os comandantes de esquadrões de reconhecimento e ataque, Tenente Coronel Aviador Scheer e Tenente Coronel Aviador Marcio, apresentaram respectivamente os esquadrões Poker (1º/10º GAv) e Centauro (3º/10º GAv).

Depois, se iniciou uma inspeção presencial nas principais aeronaves que integram os quatro esquadrões, sempre acompanhados por oficiais que esclareciam as peculiaridades dos equipamentos, as diferentes configurações, bem como, todas as perguntas que encaminhadas.

Ao final, após almoço no refeitório dos oficiais, momento que o Cel Petry fez a entrega da placa comemorativa, seguido pelo aluno Dr Evandro Behr que brindou o comandante da BASM com um certificado.

Em sua manifestação na despedida, o Coronel Aviador Marchiorato destacou a importância da visita da comissão da ADESG na BASM, que a Base fica à disposição de comitivas que queiram conhecer as atividades da FAB.

As atividades da comitiva também incluíram uma visita à empresa local na tarde de 26 de setembro.

“Da mesma forma que a ADESG/RS busca conhecer o Brasil para melhor servi-lo, a Agrimec busca constantemente conhecer desafios do produtor rural para poder oferecer soluções simples e inovadoras.” – Agrimec

Na AGRIMEC, foram recepcionados pelo Diretor-presidente, Sr. Odilo Pedro Marion, acompanhados pelos gerentes da Empresa, que contou sobre a trajetória da Agrimec, bem como sobre os desafios enfrentados para buscar novos mercados e usar da criatividade para desenvolver soluções simples e inovadoras para o produtor rural desde 1974.

 Contou que o foco no início foi o desenvolvimento de um protótipo voltado para a capina mecânica da soja, cujo projeto – sofisticado para a época –, se mostrava promissor, uma capinadeira rotativa de lâminas helicoidais, chamada ROTACARP (foto em preto e branco).

Disse, ainda, que no final da década de 90, a AGRIMEC acompanhando as mudanças, de maneira estratégica, direcionou seus esforços no desenvolvimento de implementos multifuncionais e de grande porte capazes de acompanhar a evolução do campo com a chegada da cultura da soja. Assim, os sócios decidiram investir na montagem de uma linha de produção. A AGRIMEC é pioneira em algumas categorias de produtos.

Informou que os implementos desenvolvidos que agregam tecnologia ao projeto são inéditos ou exclusivos e contam com uma equipe especializada para entrega técnica ao cliente e assistência pós-venda, o que ocorre no Brasil e vários países como nas Américas, África e Ásia.

O Sr Odilo Marion recebeu do aluno Jorge Godinho o diploma de reconhecimento pelo conhecimento e experiência de vida compartilhados com a comitiva.

A Viagem de Estudos foi muito proveitosa. Conheceram-se instituições que buscam a excelência em suas missões sob a perspectiva da modernidade, tecnologia e inovação.

Em todas as elas, a comitiva  foi muito bem recebida pelos oficiais, diretores e gerentes com fidalguia e cordialidade.

A Delegacia da ADESG/RS agradece a todos os diretores e comandantes que aceitaram a visita em suas intuições.

Fontes: palestras presenciais, site da Agrimec, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira disponíveis em 30 de setembro 2023.