Visita de Estudos do CEPE de Porto Alegre da ADESG/RS ao V COMAR – Canoas/RS

Foi realizada na Base Aérea de Canoas (BACO), no dia 13 de setembro, uma recepção a uma comitiva de Porto Alegre da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/RS).

A comitiva da ADESG/RS foi composta por alunos do CEPE/2023 (Curso de Estudos de Política e Estratégia) e veteranos de gerações diferentes que comungam com os mesmos valores da Escola Superior de Guerra. Todos são profissionais experientes e formadores de opinião em suas áreas.

Na oportunidade, foram destacadas, pelo Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, as principais missões desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira e a essencialidade destas para controlar, defender e integrar o Território Nacional.

Na sequência, foram visitados o 1º Grupo de Defesa Antiaérea (1° GDAAE) e o Esquadrão Pampa.

O 1º Grupo de Defesa Antiaérea é responsável pela proteção de aeródromos e instalações sensíveis, dentre outras missões, de interesse da Força Aérea, utilizando o Míssel Igla.

Já o Esquadrão Pampa com jatos F5 é especializado em realizar o combate aéreo contra aeronaves oponentes e vigilância do espaço aéreo brasileiro.

A visita é uma atividade voluntária, disponibilizada pelo curso e possibilitada pela instituição que gentilmente recebe a delegação da ADESG.

A importância da visita se dá quando os alunos (as), muitos que nunca entraram em um quartel ou tiveram contato com militares e equipamentos, puderam avaliar o assunto Plano Nacional de Defesa na sua execução no V COMAR e na BACO, constatando possibilidades, limitações e visão de futuro.

Conhecer, também, o emprego real com o material existente na vigilância do espaço aéreo brasileiro e aqui no RS, no apoio à defesa civil com emprego complexo de helicópteros em navegação noturna em área restrita, cheias de obstáculos, levando as asas que protegem o Brasil no resgate de pessoas do Vale do Taquari à noite. Trabalho diferenciado que poucas Forças possuem.

A aluna Dra Rosa Maria, advogada conciliadora, sintetizou a visão dos alunos em suas palavras de agradecimentos ao Maj Brigadeiro Marcelo Fornasiari Rivero, Comandante do V COMAR:

“Como estagiários do curso de Estudos de Política e Estratégica, é essencial nos aproximarmos de entidades como esta, que nos permite ter uma percepção mais acurada e abrangente das instituições estratégicas e em especial aquelas de Defesa Nacional, bem como, compreender os relevantes serviços que prestam ao nosso Pais. “

Quanto aos adesguianos veteranos, estes tiveram mais um momento de atualização no assunto Defesa no contato direto com pilotos e sargentos da FAB.

A Direção ADESG/RS reconhece este momento único de compartilhamento de conhecimentos especializados, assim como, o tempo despendido, proporcionados aos seus integrantes.Fonte: Cel Res EB Rogério Petry de Abreu, Vice-Delegado da ADESG/RS, respondendo questionamento à Comunicação Social V COMAR