Visita de Estudos do CEPE de Porto Alegre a Capitania Fluvial de Porto Alegre

Capitania Fluvial de Porto Alegre

A comitiva da ADESG, composta por alunos do CEPE, da Representação de Caixas do Sul e da Comissão Executiva da ADESG/RS visitou a Capitania Fluvial dos Portos da Marinha do Brasil em Porto Alegre no dia 05 julho próximo passado. Estavam presentes no grupo o Vice-Delegado da ADESG/RS, Cel Inf R/1 Rogério Petry de Abreu, e o representante da ADESG de Caxias do Sul, Sr Elineu Alcides Rech.

O grupo foi recepcionada pelo CMG Rodrigo da Silva Tavares, Capitão dos Portos em Porto Alegre, que apresentou a missão da Capitania cuja complexibilidade se evidencia pelo Estado do Grande do Sul ter a segunda malha hidroviária do Brasil.

Dentro desta complexidade citou na palestra a inscrição  de todo o pessoal empregado na vida do mar e nas vias fluviais; fiscalização das oficinas navais, estaleiros; a inscrição marítima (registro e arrolamento) de todas as embarcações; o socorro marítimo/fluvial; a praticarem; as funções de polícia naval; a fiscalização técnica da construção naval e todas as demais funções que lhes são ou forem taxativamente conferidas por outras leis federais. O Cmt Tavares conduziu a visita às instalações da Capitania, mostrando onde são desenvolvidos os cursos de praticagem e outros de formação de tripulação de naus, além da repartição de registro de embarcações, mão de obra marinheira, inspeções navais, etc.

A comitiva da ADESG/RS almoçou nas dependências da Capitania ocasião em que foram reiterados os agradecimentos pela visita realizada e feitas as homenagens protocolares.

CEPE 2023
Representação Caxias do Sul
Cel Petry, Cmt Tavares, Aluno Gilmar 
Adm Elineu, Cmt Tavares, Cel Petry