Participação da ADESG em Palestra da ABIMDE na FIERGS

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) realizou no dia 06 de junho mais uma edição de reunião plenária para as associadas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre (RS), de forma presencial ou via internet.
A apresentação foi dividida em duas partes. Na primeira, o engenheiro do Departamento de Bens de Capital, Mobilidade e Defesa da Área de Indústria e Serviços do BNDES, Sergio Schmitt, contextualizou a conjuntura recente da indústria brasileira e seu processo de desindustrialização e os danos decorrentes disso.
Em complemento, o gerente de projetos do BNDES, Marcelo Dias Ferreira, falou sobre o programa do banco na área de defesa, que está referenciado pela Política Nacional de Exportação e Importação de Produtos de Defesa (PNEI-PRODE), com prerrogativas dos Ministério da Defesa (MD) e das Relações Exteriores (MRE).

Outro tópico abordado foi sobre como manter a BID perene e sustentável a longo prazo. Para Marcelo, as demandas têm que estar alinhadas em quatro bases: pesquisa, desenvolvimento e inovação; encomendas tecnológicas; compras governamentais; e exportações.

O diretor-executivo da ABIMDE, coronel Armando Lemos fez o fechamento da plenária com a atualização de atividades e participação nos próximos eventos, como o II Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial, com participação do Presidente-Executivo da ABIMDE, general Aderico Mattioli, como palestrante.
Além dos eventos, o coronel falou sobre o lançamento do livro que conta a história da “Indústria de Defesa no Brasil”, que tem a finalidade de mostrar à sociedade a importância e o impacto que este setor tem para o Brasil.
Também foi feita uma atualização sobre os serviços oferecidos pela Associação, como a Divisão de Certificação de Produtos Controlados, que certifica produtos baseado nas normas estabelecidas pelo Exército. A ABIMDE também foi designada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública para certificar produtos da área de segurança pública
O coronel Lemos destacou a criação dos dois comitês temáticos: o Comitê de Marcos Legais e Regulatórios e o Comitê de Segurança Pública como o setor é heterogêneo, temos subsetores dentro do setor macro que precisam ser tratados com suas peculiaridades.
O executivo citou a profícua parceria da ABIMDE com a Agência Brasileira de Inteligência-ABIN e o trabalho para difusão do Plano Nacional de Proteção do Conhecimento.
O Delegado da ADESG/RS, Adv. Everton Marc, participou de forma remota, via internet, do evento.