Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio covernews foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/adesgrs/www/wp-includes/functions.php on line 6131
Viagem de Estudos/Atualização de Porto Alegre à Rio Grande, Montevidéu e Colônia do Sacramento – ADESG/RS

Viagem de Estudos/Atualização de Porto Alegre à Rio Grande, Montevidéu e Colônia do Sacramento

Adesguianos de diversas profissões compuseram a comitiva da Viagem de Estudos e Atualização, realizada a Rio Grande, Montevidéu e Colônia de Sacramento de 21 a 27 de setembro do corrente ano.

A presente viagem teve como objetivo proporcionar conhecimentos estratégicos de instituições, públicas e privadas, que foram visitadas e fortalecer o relacionamento interpessoal entre os Adesguianos.

A delegação foi composta por oito pessoas que nos brindaram com sua presença: Empresário Bento Chalegre, Médico e Advogado Carlos Alberto Benedetti, Cel R1 EB Flávio André Teixeira, Professora Inês Maria Soares Thum, Engenheiro Químico Rogério Thum e Administrador Rubem Krapf, sendo dois membros da Comissão Executiva, que foi chefiada pelo Cel Inf R/1 Rogério Petry de Abreu, Vice-delegado da ADESG/RS e Diretor do CEPE e pela Psicóloga Lúcia Elena Vieira Salles, Diretora-Adjunta do CEPE da ADESG/RS.

Em Rio Grande no dia 22 de outubro, a Comitiva visitou o Grupamento de Patrulha Naval Sul do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil e à tarde, o Terminal de Containers.

Comitiva em frente ao Pavilhão de Comando do GptPatNavS

No Grupamento de Patrulha Naval do Sul, fomos recebidos pelo Comandante Guilherme Almeida Matos de Carvalho, quem nos direcionou a um auditório e falou sobre a importância da Marinha para garantir a segurança da navegação, além de questões geopolíticas, de fronteira e Segurança Nacional, como também sobre a Amazônia Azul, dentre outros. Conceitos que englobam não só a parte militar, como também a navegação comercial, a navegação de esporte e lazer e a atividade portuária. Em tarefas que são distribuídas pela maior parte das 20 organizações militares subordinadas a este comando.

Comandante Guilherme Carvalho apresentando o GptPatNavS

Tivemos a oportunidade de visitarmos o Navio Patrulha Benevende e o Rebocador de Alto Mar Tritão.

Nesta ocasião, a delegação foi recebida pelos respectivos comandantes CC Marcos Correa e CC Nelson, os quais apresentaram os navios, como também explicaram o contexto no qual os mesmos são empregados, em diversos tipos de missões, sejam elas de patrulha militar, de apoio a atividades do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, ou em missões de Busca e Salvamento (SAR).

Navio Patrulha Benevende comandado pelo Capitão de Corveta Marcos Correa

Rebocador de Alto Mar Tritão comandado pelo Capitão de Corveta Nelson

Encerrando a visita, após um almoço de confraternização, o Adesguiano  Dr Benedete fez os agradecimentos protocolares da comitiva  ao Comandante do Grupamento Naval, entregando uma placa institucional materializando a passagem da ADESG/RS naquela organização militar.

Dr Benedete, Cmt Guilherme, Cel Petry e Imediato Cmt Felipe Nunes

Os adesguianos Cel Teixeira e o Empresário Chalegre ofereceram uma lembrança ao Comandante Guilherme Alves a ao Imediato Felipe Nunes.

Cmt Guilherme, Cel Teixeira,  Cmt Felipe Nunes e Empres. Chalegre

 No Terminal de Containers de Rio Grande, a Comitiva foi recebida pelo Analista Comercial, Sr Richard Almeida que apresentou a Empresa, a qual faz parte do Grupo Wilson, Sons. Tendo iniciado sua atuação, neste ramo, em Rio Grande, no ano de 1997, quando ganhou a licitação para explorar por 25 anos o Terminal de Contêineres do Porto de Rio Grande.

Sua importância se deve ao fato da mesma ser especializada no embarque e desembarque de contêineres. É um terminal cuja operação é complexa e cujo sucesso se baseia na utilização de tecnologia de ponta, tanto em equipamentos como em programas, e em uma boa política de gestão do ser humano.

“Opera com as principais linhas marítimas que ligam o sul do Brasil ao mundo, sendo o terminal de containers mais automatizado do Brasil” (TECON Rio Grande).

No Centro de Operações ficou-se sabendo que um navio leva em média 11 horas em operações de carga e descarga, elevado indicie de produtividade, com plena integridade da carga.

Ao centro, o senhor Richard Almeida, Analista Comercial, recebe uma panóplia da comitiva, marcando o momento da visita.

No deslocamento de Rio Grande a Montevidéu, passamos por Chuy, aproveitando Free Shops e visitamos a Fortaleza de Santa Tereza, monumento histórico construído pelos portugueses em 1762 e tomado pelos espanhóis em 1763.

No final da tarde do dia 23 de outubro, a comitiva passou pela cidade de Punta del Este, onde pode contemplar a escultura popularmente conhecida como “Mão de Deus

Escultura “Mão de Deus” em Punta Del Este com iluminação especial

Já em Montevidéu, no dia 24 de outubro, a primeira visita foi na Embaixada do Brasil no Uruguai.

Na Embaixada a comitiva foi recebida pelo Exmo Embaixador Marcos Raposo Lopes e sua equipe, de cujos membros destacamos o Conselheiro João Paulo Tavares Fernandes, a Segunda Secretária Lais Loredo Gama Tamanini, o Adido de Defesa e Naval Comandante Rodrigo Amaral Godoy, o Adido do Exército Cel Armando Lacerda dos Santos e o Adido da Polícia Federal Delegado João Luiz Caetano de Araujo.

1º Sec. João Paulo, Cmt Godoy, Emb. Marcos Lopes, Cel Lacerda, Del. Araujo e 2ª Sec. Lais

O Embaixador e seus conselheiros brindaram a comitiva com uma visão panorâmica sobre as relações do Brasil com a República Oriental do Uruguai, aprofundando nos assuntos fronteira e comércio (Brasil principal mercado); as Forças Armadas: as operações, exercícios combinados e a Indústria de Defesa; a Polícia Federal no assessoramento e interligação com as polícias locais; e na Cultura em que há muitos pontos em comum seja no passado histórico, como na música, dança e tradições.

Terminando a visita em que se conheceu o funcionamento de uma Embaixada num país amigo, fez-se o agradecimento instiucional ao Embaixador Marcos Raposo Lopes.

A comitiva sentiu-se honrada pela fidalguia e tempo reservado aos Adesguianos participantes da visita.

Na tarde de 4ª feira, a segunda visita foi ao Centro de Altos Estudios Nacionales (CALEN).

A comitiva foi recebida pelo Cel Mag Alfonso M. Tojo e o professor Ec. (Mag.) Daniel Ferran os quais deram as boas-vindas do CALEN. Apresentou-se a visão do CALEN “como um Instituto Universitário moderno, ajustado as normas vigentes do Sistema Nacional de Educação Uruguaio, especializado nos estudos acadêmicos de todos os aspectos vinculados com a Defesa Nacional e Estratégia Nacional.”.

Após mostrou-se a organização do Centro com seus órgãos de Direção e Sub Direção Acadêmica, Direção de Programas de Mestrados, Direção dos Cursos de Extensão, Departamento de Sistemas de Informação, Departamento de Gestão Acadêmica, Instituto Jurídico de Defesa e o Centro de Estudos Estratégicos com seus objetivos, programas e currículos. Todos focados na Defesa e Estratégia Nacionais. Foi oportunizado espaço para debates e conversas informais.

O CALEN destacou em mídia o Intercâmbio Profissional com a comitiva. https://www.facebook.com/CALEN.Uruguay/posts/pfbid02FpFqKUs9DDqCyfS1qXKEL6DSTNhJeNd8DHr8FBcvf841Lu5x5v5WAo2XvqXph8oKl

Os Adesguianos gaúchos constataram o respeito e a admiração do CALEN pela Escola Superior de Guerra do Brasil, de cujo Modelo de Planejamento é seguido em seus cursos, fortalecendo e mantendo a parceria histórica entre as duas nações irmãs, o que elevou o sentimento de responsabilidade da comitiva no nosso Estado.

Na manhã de quinta-feira (25/set) a comitiva se dirigiu a sede da Associação Latino-Americana de Integração – ALADI, localizada na região central da cidade, próximo a orla do Rio da Prata.

Quem nos recebeu foi o Secretário Geral, Sr. Sérgio Abreu Bonilla.

Foi feito um histórico sobre a criação da ALADI no ano de 1980, e sua importância para as relações latino-americanas. A instituição que congrega 13 países é um exemplo de foro permanente de discussão que visam à integração comercial de seus membros. Sua origem está na Associação Latino Americana de Livre Comércio – ALALC, criada em 1960. É esta longa trajetória que devemos observar e valorizar. Pois a criação do MERCOSUL deve muito a experiência adquirida na ALALC e na ALADI.

O Eng Químico Rogério Thum entregou uma lembrança ao Sec. Sérgio Abreu

A visita, foi registrada no site da célebre Instituição: https://www.flickr.com/photos/aladi/54822741627/in/album-72177720329392459/

Após, a Comitiva seguiu ao MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), sendo recebida pela Representante Brasileira, Ministra Ivana Gurgel, que explanou sobre comércio exterior e relações internacionais no Mercado.

A Ministra ressaltou a disposição dos governos de ter fluidez no comércio e industrialização, observando as demandas que sejam boas para todos como acordos com a Noruega e União Europeia, neutralizar o lobby agrícola europeu que levanta questões ambientais, a COP-30 – Mercosul Verde, a criação de polos de desenvolvimento tecnológicos para as matérias primas estratégicas, o combate ao crime organizado, às políticas de públicas e direitos humanos, dentre outras.

A comitiva conheceu o salão de eventos do Mercosul

A delegação teve seus momentos registrados em fotos no endereço:

https://www.flickr.com/photos/mercosurucim/albums/72177720329255915/

Após a saída do CALEN e Mercosul, foi realizado o deslocamento do grupo de Adesguianos, passando por vários pontos turísticos e históricos da Capital Uruguaia.

Jantar show no “Milongon”

Monumento a Carreta, Prédio do Mercosul, degustação no Mercado Del Puerto

Palácio Legislativo, Hotel Cassino Carrasco e o saguão de entrada

Como última atividade da programação visitou-se a Colônia do Sacramento, histórica e aprazível localidade na sexta-feira, dia 26 de setembro.

Sacramento mistura diversas épocas históricas de povos distintos

Portão histórico e murada da época da ocupação portuguesa

Vista da murada em direção a Buenos Aires                                      

Casas históricas no estilo português (E) e espanhol (D)

Sacramento tem 10 museus para serem visitados além do sítio histórico

Vivienda Portuguesa – Museu Casa de Nacarello – uniformes, brasão e quarto

Vivienda Portuguesa – Museu Casa de Nacarello – quarto, fogão e utensílios.      

Móveis coloniais, Busto do Giuseppe Garibaldi e porcelanas

Centro Cultural Plaza de Toros Real de San Carlos e a maior Coleção de Lápis do Mundo homologada pelo “Guinness Book”

No aspecto cultural da viagem, os Adesguianos tiveram a oportunidade de visitar, além da já citada Capital Uruguaia, Montevidéu, a cidade de Colônia do Sacramento, acompanhados de guia turística que contextualizou aspectos relevantes de geopolítica e história.

Destacamos que todas as autoridades que receberam a comitiva da ADESG/RS foram agraciadas com placas comemorativas aos eventos, como forma de agradecimento, dentre elas o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval Sul, a Direção do TECON Sul, o Embaixador do Brasil no Uruguai, o Comando do CALEN, o Secretário da ALADI, a Ministra do Brasil no Mercosul, o Cel EB Armando Lacerda dos Santos e todos os profissionais que tornaram possível a nossa viagem.

Finalmente, cabe salientar que a Viagem de Estudos transcorreu dentro da maior normalidade, cumprindo-se na sua integralidade a programação planejada, com a cooperação e participação de toda a comitiva para o atingimento dos objetivos propostos.