CMS Realiza Ciclo de Palestras em Homenagem à Artilharia do Exército

No dia 12 de junho de 2025, o Comando Militar do Sul (CMS), por meio do seu Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE), realizou mais um ciclo de palestras em alusão à semana da Arma de Artilharia, reunindo militares da ativa, da reserva e convidados civis em uma atividade voltada à valorização da História, da doutrina e da capacidade operacional da Arma de Artilharia no Exército Brasileiro. O evento teve como foco principal o papel da Artilharia no contexto histórico e estratégico da defesa nacional, com ênfase especial na importância do Rio Grande do Sul, cenário de batalhas decisivas e região de forte tradição militar, para a consolidação do Exército Brasileiro.
A primeira palestra foi conduzida pelo Cel R/1 Luiz Ernani Caminha Giorgis, com o tema “A formação da fronteira oeste do Rio Grande do Sul e o Tratado de Badajoz”, abordando aspectos históricos e geopolíticos que influenciaram a ocupação e a defesa da região sul, bem como a atuação decisiva das forças militares na fixação das fronteiras nacionais. Na sequência, o Cel R/1 Mário Luiz Rossi Machado ministrou a palestra “A Artilharia do Exército Brasileiro: da alma lisa ao foguete”, apresentando um panorama da evolução histórica da arma da artilharia, desde os seus primeiros canhões de alma lisa até os modernos sistemas de foguetes. O palestrante destacou também personalidades da artilharia do passado e as tradições da arma.
As palestras foram concluídas com debate. O momento foi enriquecido com a participação direta do Comandante Militar do Sul, General Hertz Pires do Nascimento, que formulou perguntas aos expositores, demonstrando interesse em aprofundar o conhecimento sobre a trajetória histórica da Artilharia e sobre a bomba, arma característica da Arma de Artilharia. As perguntas estimularam discussões relevantes sobre o emprego e a evolução dos materiais de campanha ao longo do tempo.
Em sua fala de encerramento, o Comandante Militar do Sul ressaltou a importância da Artilharia, além de enfatizar o papel histórico do Rio Grande do Sul na construção do Exército Brasileiro. Declarou que aquela seria sua última palestra enquanto Comandante do CMS, e destacou que ações como esta devem ser mantidas e incentivadas, assegurando a preservação da cultura militar e o fortalecimento da formação estratégica dos quadros da Instituição. Artilharia: Onde a Artilharia vai, vai a vitória!
Fonte: CMS