Formatura dos Estagiários do CEPE de Caxias Do Sul

Na noite do dia 09 de novembro ocorreu nas instalações do Hotel Samuara de Caxias do Sul, a Solenidade de Formatura do do XXVI Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) da Representação de Caxias do Sul da ADESG/RS, que contou com 32 estagiários que se formaram.

Dando início a solenidade, foram citados o Presidente ADESG Nacional,  Coronel da Aeronáutica, Sr. Antonio Celente Videira, o Delegado  da Delegacia do Rio Grande do Sul, Dr. Everton Marc e da Representação da ADESG de Caxias do Sul, Dr.  Elineu Alcides Rech.

A seguir o Coordenador do Curso, Dr. Edegar Teixeira Lopes, e os Representantes Adjuntos da Adesg Sr. Vitor Chiesa e Sergio Ribeiro, acompanharam os formandos até o recinto para serem apresentados ao público.

O Protocolo registrou a  presença das seguintes autoridades: Delegado da ADESG/RS, Dr. Everton Marc e esposa; Vice Delegado da ADESG/RS, Coronel R1 Rogério Petry de Abreu e esposa; Representante  ADESG/RS  de Caxias do Sul, Dr. Elineu Alcides Rech e esposa; Coordenador do XXVI CEPE, Dr. Edegar Teixeira Lopes e esposa; Representante adjunto da ADESG/RS  de Caxias do Sul, Dr. Vitor Chiesa; Representante adjunto da ADESG/RS de  Caxias do Sul , Sérgio Ribeiro e esposa; Comandante do 3º GAAAe, Tenente Coronel Anderson dos Santos Alves; Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Magnífico Dr.  Gerson Rech e esposa; Secretário Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Sr. Alfonso Willenbrig Júnior e esposa; Representante da Câmara Municipal de Vereadores , Vereador Alexandre Prestes Bortoluz; Promotor da Comarca de Caxias do Sul, Dr. Luís Carlos Prá e esposa; Defensor Público da Comarca de Caxias do Sul, Cláudio Luís Covatti e esposa;  Presidente da MobiCaxias, Arquiteto Rodrigo Postiglione e esposa; Presidente da Associação dos Administradores de Caxias do Sul, Marcos Preto e esposa; Presidente da Associação dos Amigos do Quartel, Soaconca, Luiz Felipe Novello; Senhor Representante do Conselho Regional dos Administradores do RS, Adalmir Borges Antunes e esposa;  Presidente da Associação dos Artilheiros Antiaéreos e Presidente do Instituto de História e Tradições do Rs. Juarez Nunes e esposa; Senhor Ex Reitor da UCS, Evaldo Kuiava; Ex-Representante da ADESG/RS de Caxias do Sul, Dr. Guilherme Tedesco Zanchi;Senhora Colunista Social do Jornal Pioneiro, Macele Pulita; Senhores Palestrantes do CEPE de 2023 presentes e familiares, padrinhos, madrinhas e amigos da Representação de Caxias do Sul.

A seguir a Bandeira Nacional, o maior símbolo de representação de nosso país, junto com  outras bandeiras históricas, adentrou ao recinto conduzidas por  militares do 3° GAAAe.

Logo após, o publico presente foi convidado a cantar o Hino Nacional Brasileiro.

De pronto  o Coordenador do XXVI CEPE, Dr. Edegar Teixeira Lopes fez o seu pronunciamento, enfatizando, entre outras coisas o seguinte: “Inicialmente, desejo expressar minha profunda gratidão a todos os nominados que permitiram acontecer o XXVI CEPE. Coordenar este Curso, sabendo que se tratava de um grupo formado por lideranças, em uma renomada instituição, exigia dedicação e consciência, pois, a busca do conhecimento, habilita a colocarmos em prática, não somente as metodologias da Escola, mas o civismo, ética, moral, e mais sobre o Brasil. Com a fase preparatória, desenvolvemos as normas e regulamentos, que devemos praticar no nosso dia a dia. 

Na fase doutrinária, os palestrantes, especialistas em suas respectivas áreas, foram fundamentais, proporcionando experiências, com debates enriquecedores; E, nas visitas técnicas, o privilégio de conhecermos organizações privadas e militares, permitindo assim como brasileiros, nos orgulharmos…também, aprendemos nas reuniões de grupos, com pesquisa, a preparação para os trabalhos de conclusão, com temas relevantes.

E aos viajantes que realizaram a Viagem de Estudos à Manaus, juntos vivenciamos e aprendemos tanto sobre este Brasil, até mesmo algumas curiosidades, como que o significado de “sagitário” não sendo apenas um signo do zodíaco, mas uma, entre tantas abreviações utilizadas, por aqueles que cuidam do nosso espaço aéreo”.

Assim, conto com vosso apoio, para divulgar e incentivar também aos jovens, o interesse em se aprofundar, conhecer e estudar este nosso País, através deste curso que hoje vocês estão concluindo.

Agradeço a minha família por compartilharmos essa jornada juntos.

Parabéns, formandos! Muito Obrigado e que Deus nos acompanhe!”

Ato contínuo, os Estagiários tiraram um foto da turma e posteriormente em ordem alfabética, acompanhados de seus padrinhos e madrinhas para receberem os seus diplomas, o bóton da ADESG e a Carteira de Adesguiano.

O Protocolo comunicou aos presentes que os estagiários  escolheram o orador da turma para representá-los neste glorioso momento. A escolha foi feita por votação e três alunos receberam exatamente a mesma votação. Por decisão do grupo, os três votados seriam os “Oradoresda Turma” do CEPE de 2023.  Foram escolhidos os estagiários  André Luiz Matté, Leonardo Beux Tonietto e Osvam Livi Hoffmann para o pronunciamento como Oradores.

Os oradores, resumidade destacaram que “Comungamos de uma experiência única, desafiadora, porém gratificante, que uniu profissionais de sucesso em diversas áreas de maneira especial, com um propósito comum de contribuir para um Brasil melhor, enfrentando os desafios e oportunidades com a certeza da premissa contida no brasão da Adesg, “Cor unum et anima una pro Brasilia” – um só coração e uma só alma pelo Brasil.

Agora, aqui estamos, unidos novamente ao término de nosso curso. No entanto, é importante lembrar que, embora estejamos concluindo mais este ciclo de estudos, o aprendizado nunca termina. Cada matéria debatida não só nos equipou com conhecimento, mas também nos inspirou a usar de lucidez para buscar mudanças positivas e duradouras na sociedade.

Então, sabedores que somos da nossa pujança e humildade, que possamos, com o conhecimento adquirido, ter a capacidade de olhar para dentro e identificar a origem de nossa coragem no enfrentamento dos desafios que se avizinham.

De onde vem essa coragem? Ela vem da paixão pela busca comum. Pela paixão do aprender, do ardor em ser gaúcho, brasileiro e aguerrido. Pela paixão de desbravar, empreender, desenvolver e crescer como seres humanos e como sociedade.

E essa paixão, de onde vem? Ela vem do coração. E é de lá que devemos, todos os dias de nossas vidas, encontrar a força e a garra para fazer a diferença na sociedade em que vivemos. Que estejamos sempre prontos para aprender, crescer e liderar”.

A seguir o Representante da ADESG/RS de Caxias do Sul Dr. Elineu Alcides Rech fez uso da palavra, afirmando entre outras coisas que “Chegou o momento da consagração, depois de um trabalho realizado durante seis meses de estudos, pesquisas e trocas de experiências. Embora as aulas propriamente ditas iniciaram no final de maio, nosso trabalho como Representantes da ADESG/RS de Caxias do Sul iniciou bem antes. Foi um planejamento minucioso, comprometido e aprovado pela ADESG Nacional e Delegacia de Porto Alegre. Algumas aulas, inclusive, foram realizadas remotamente com os Estagiários de Porto Alegre.

Hoje colhemos os frutos desta caminhada, graças à participação destes homens e mulheres que acreditaram no nosso projeto, ou seja, o XXVI CEPE.

O Curso procurou incentivar e direcionar os Estagiários, com suas inúmeras palestras e atividades neste propósito de conhecer o Brasil para melhor servi-lo. Com a participação dos abnegados palestrantes e o trabalho da Equipe Executiva acreditamos ter conseguido nosso objetivo.

A MISSÃO estatutária prevê uma série de virtudes pessoais, conceitos doutrinários, estudos conjunturais, e outros ligados a Defesa Nacional. Com a formatura de vocês não acaba o trabalho e a missão do grupo. Muito pelo contrário, começa uma nova missão, uma nova etapa, um novo compromisso.

Vocês são pessoas capacitadas a ajudar nosso Brasil, trabalhar em suas diferentes frentes, para tornar o país mais humano, mais ético e viável economicamente.

 Vocês devem difundir os ensinamentos da ADESG. Nesta missão não podemos esquecer os mais vulneráveis, lutar para que haja mais justiça social em prol do bem comum. Uma das diretrizes que mais se destacou durante o CEPE, através dos palestrantes, foi, sem dúvida, a EDUCAÇÃO. Só seremos capazes de mudar os rumos de nosso Brasil se investirmos pesado em educação. E nós Adesguianos somos motivados a participar ativamente deste processo.

Não vamos para casa e simplesmente emolduramos nosso diploma, somos chamados diariamente em nossas atividades a estimular à população para esta finalidade. Do contrário, nosso diploma não terá seu valor fundamental em nossas vidas. Juntos seremos mais fortes.

 Em Caxias do Sul somos mais de mil Adesguianos formados através de nossa Representação.  São mais de mil pessoas, um seleto grupo formadores de opinião que devem fazer a diferença e lutar para um Brasil Melhor.

Aqui, gostaria de fazer uma particular e especial reverência. Dentro dos mais de mil Adesguianos formados, está nos honrando com sua presença neste dia, a pessoa que me convidou para fazer parte da executiva e me acompanhou nesta missão há mais de 26 anos, estou falando do Adesguiano e Ex-Representante da Adesg em Caxias do Sul, o Sr. ANTONIO ABEL FACHIN.

Um ser humano de referência absoluta. Minha saudação e gratidão!

Também, não poderia, neste dia de festa, deixar de agradecer o apoio, o incentivo e a participação em nossos projetos da Delegacia da ADESG/RS;

Ao Comandante do 3º GAAAe, Tenente Coronel Sr. Anderson dos Santos Alves, por ceder a Sala Castelo Branco para as palestras e pelo apoio demonstrado ao CEPE.

E para finalizar, mais uma palavra aos formandos e agora Adesguianos: Aproveitem o momento, a oportunidade única de entrar neste seleto grupo e façam a diferença em suas vidas.

 Sejam ousados, busquem sempre novos caminhos, sejam altruístas e busquem o bem estar e a paz.

Como diz o Patrono da Turma, Santos Dumont: “As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso”.

Sejam teimosos, aliás, muito teimosos, tenham esperança e participem na solução dos problemas do nosso Brasil”!

Homenagens

Dando continuide, o Sr. Elineu Alcides Rech, juntamente os adjuntos da ADESG, Senhores Vitor Chiesa e Sergio Ribeiro fizeram  a entrega do “Espadim” para o Comandante do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, Tenente Coronel Anderson dos Santos Alves, como forma de agradecimento pelos serviços prestados pelo  Grupo durante estes dois últimos anos. O Espadim é um símbolo de conquista, de realização, de honra e de dignidade, é de grande valor destacar a tradição que esta arma representa, sendo justo o orgulho de quem a ostenta.

A sequir o Presidente da Associação dos Amigos do Quartel- SOACONCA e Adesguiano, Sr. Luis Felipe Novello, recebeu das mãos do Sr. Elineu Rech uma medalha pelos 10 anos como adesguiano e por todos os serviços prestados como amigo do nosso 3º GAAAe.

  Imediatamente, dando continuidade a solenidade o Delegado da ADESG/RS Dr. Everton Marc fez uso da palavra ocasião em que destacou  “que era  uma noite de muita alegria e satisfação por termos alcançado esse número tão significativo  de CEPES em Caxias do Sul.

compõem e integram uma sociedade pluralista, democrática e complexa como a brasileira, que pressupõe honestidade intelectual, firmeza de convicções e sentido de história. Ou seja, uma visão liberta de preconceitos e de aspectos ideológicos

            E qual é o espírito que norteia a família “adesguiana” em todo o Brasil? Alguém já disse que todo aquele que deseja de alguma forma contribuir para o bem comum e consequentemente para um país melhor, é necessário que tenha algumas qualidades em seu comportamento como, ética, idoneidade, dignidade, honradez pessoal e liderança na comunidade, independentemente de ideologia, de raça, de cor e de religião. Este é o perfil do “adesguiano”!

Dentro da visão da ESG de “Conhecer o Brasil para Melhor Servi-lo”, foi visto também, quase que de forma unânime, que o assunto que está no centro de todas as discussões em nosso país estão relacionados com os atos do oito de janeiro em Brasília e todas as consequências derivadas. Nesse contexto observamos a nossa justiça proporcionar atos antidemocráticos, ao não observar os trâmites legais dos respectivos processos e condenar pessoas a 17 anos de prisão em regime fechado, sob as vistas complacentes do Congresso Nacional e especialmente do Senado Federal.

              Os primeiros dez meses do terceiro mandato presidencial foram marcados por ações controversas que geraram resultados abaixo do esperado que surpreenderam a todos, até mesmo os apoiadores. A combinação de promessas a eleitores e apoiadores não cumpridas aliada à persistência em erros estratégicos na implementação do plano de governo tem impedido avanços significativos na economia, nas relações parlamentares e até na política externa.

         Pois é neste contexto que se molda a desesperança do homem do povo, que vê com desencanto que a Justiça, como última esperança, encolheu aos seus olhos e o abandonou em sua missão de defender os dignos e jamais acobertar os canalhas, como diz o Dr. J.J. Camargo, ilustre médico gaúcho.

         No âmbito externo, o repentino e inesperado ataque terrorista do Hamas contra Israel foi um evento histórico singular e modificou os pressupostos que definiram até então o conflito na região da Faixa de Gaza.

          Os israelenses comparam a invasão e a morte de milhares de cidadãos, com o 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, inclusive pelo número de vítimas e a surpresa do ataque.

Quase já não se fala mais na Guerra entra a Ucrânia e a Rússia, como se isso fosse uma assunto de menor importância. A situação militar da guerra na Ucrânia, caracteriza-se por uma situação de progressão lenta, quer da ofensiva russa, quer da contraofensiva ucraniana, não permitindo, pela via militar estritamente, sob as atuais condições, observar o horizonte de seu desfecho.

  Como sabemos, a disputa presidencial na Argentina, nossa principal parceira no MERCOSUL, daí a sua importância, terá a realização de um segundo turno, entre o atual ministro da Economia, Sérgio Massa, e o deputado ultraliberal Javier Milei, conforme a apuração da eleição, realizada em 22 de outubro (Até então não se sabia da vitória de Milei).

No entanto, uma coisa é certa: nenhum deles terá o controle do Congresso, que definiu sua composição para os próximos dois anos”.

          Nesses momentos de turbulência política e econômica, cada um procura uma forma de superar os obstáculos e de manter seus negócios, com ações de planejamento estratégico, comunicação e de gestão. Nos períodos de crise que é somos estimulados a inovar, procurar novos nichos de mercado, experimentar as habilidades esquecidas e colocar em prática a economia inventiva.

 Aproveito, mais uma vez a ocasião para agradecer de público o belo trabalho desenvolvido pela nossa Representação em Caxias do Sul, que conseguiu realizar com sucesso mais um CEPE, formando 32 adesguianos. Parabéns!       

Também agradecer a presença das autoridades aqui presentes, bem como os palestrantes convidados, a Comissão Executiva da Caxias do Sul e todos aqueles que trabalharam para o sucesso do CEPE. Sejam Felizes”!

TRABALHOS DE GRUPO

Os Trabalhos de Grupos para a conclusão do Curso, foram realizados pelos  Estagiários que  foram divididos em grupos de oito,  cujo tema a ser desenvolvido foi ditado pela Delegacia da Adesg e Equipe Executiva. As normas específicas para a pesquisa e apresentação, foram submetidas pela ESG Nacional, com o acompanhamento dos Orientadores da Equipe Executiva e Coordenação do CEPE.

Os temas propostos, para conhecimento do público foram:

*GRUPO ALFA, com o Tema: “Perspectiva de Crescimento do Agronegócio no país e os Reflexos no Desenvolvimento do Brasil”.

*GRUPO BRAVO, com o Tema: “Piso da Enfermagem, solução ou problema, avaliação dos Reflexos da Política de Regulamentação”.

*GRUPO CHARLIE, com o Tema: “Perspectivas e Soluções do Sistema Prisional no Rio Grande do Sul”.

*GRUPO DELTA, com o Tema: “Reflexos na governabilidade do País, pela interferência dos movimentos sociais”:

TODOS OS TRABALHOS FORAM APROVADOS COM CONTEÚDO E APRESENTAÇÃO EXEMPLARES.

ENCERRAMENTO PELO PROTOCOLO

Agradecendo a presença de todos, deu por encerrado o ato de formatura do XXVI ADESG/RS de Caxias do Sul, e os presentes a foram convidados a cantar o  Hino Rio-grandense.

Logo após, teve  início o jantar festivo de formatura.

Representantes da ADESG/RS e da Representação de Caxias do Sul
Dr. Everton Marc e Dr. Elineu Rech com as respectivas esposas
Foto de página inteira do jornal O Pioneiro, de Caxias do Sul,  na data da formatura do XXVI CEPE.