Formatura dos Estagiários do CEPE de Porto Alegre

Na noite de 26 de outubro de 2023, nas dependências da Casa do Marquês, a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, através da sua Delegacia no Rio Grande do Sul, realizou a Sessão Solene de Encerramento do 58º Curso de Estudos de Política e Estratégia – CEPE, de Porto Alegre, composto de 17 alunos/estagiários.

Além dos familiares, prestigiaram o evento presencialmente ou em videoconferência, o Cel FAB Antonio Celente Videira, Presidente da ADESG Nacional,  Dr. Everton Marc, Delegado da ADESG/RS, Cel Inf Res  Rogério Petry de Abreu, Vice-Delegado e Diretor do CEPE, o Sr. Elineu Alcides Rech, Rep. ADESG/RS – Caxias do Sul, os ex-delegados da ADESG/RS Eng. Sérgio Domingues Figueiredo e Cel Hélio Lourenço Ceratti, Dr. João Carlos Kern, Presidente do Conselho Fiscal, Ten Cel Vet Adeilza de Assis Costa, Arq. Percival Puggina, Prof. Nelson Fossatti, Prof. Jefferson Cardia Simões da UFRGS, Cel Cav Res Wanderley Correa de Moraes, Cel Cav Res Richard Evandro Guterres Alves,  Cel Int Res Augusto Azevedo Cardoso, Cel Av Res FAB Paulo Rogério Glaeser, Cap Ten MB Fernanda Rodrigues Andrade e mais os membros da Comissão Executiva do CEPE 2023.

Após o canto do Hino Nacional, o Dr. Everton Marc declarou como adesguianos os dezessete concludentes do 58º CEPE.

A seguir o Presidente da ADESG Nacional, Cel Veterano FAB Antonio Videira Celente fez uso palavra, de modo virtual desde o Rio de Janeiro, ocasião em que salientou os desafios e perspectivas futuras da ADESG, convocando todos os adesguianos para atuarem de modo eficaz nas questões que enfrentamos hoje em nosso país. Cada uma deve fazer a sua parte. Agradeceu e desejou amplo sucesso a todos os adesguianos que se formaram.

Na sequência, os novos adesguianos receberam seus diplomas, de forma presencial ou virtual, na ordem de chamada dos Trabalhos de conclusão do Curso.

Cel Cav EB Alessandro Lima Marques

Carlos Alberto Benedetti – Médico

Gilmar Drago – Administrador

Jorge Leonel Godinho – Analista de Sistema

Lilia Flores Brum – Administradora

Rosa Maria Brito – Advogada

Evandro de Barros Behr – Advogado

Diana dos Santos Benites – Advogada

Ellen Caroline Cardozo Cembranel Konrad – Advogada

Marcelo Leal Dalla Corte – Analista de Sistemas

Mauro Adão Augusto Albêa Bakof – Serv. Pub. Estadual

2º Ten FAB Raissa de Araújo Martins

César Dias Demin – Serv. Pub. Estadual

Amir Martins Abreu – Administrador

2ºTen FAB Graziela Giovana Sanco Ronconi

Marcelo Pereira Cezar – Gestor de Segurança Privada

Roberto Soso – Jornalista

Representando os concludentes, o Orador da Turma, César Dias Demin, Servidor Público Estadual, fez uso da palavra:

 “Inicialmente, agradeço a Deus por estarmos reunidos celebrando esta conquista. Agradeço também à contribuição de nossos familiares em permitir a tranquilidade para podermos nos isolar e participar das palestras virtuais.

Concludentes Adesguianas e Adesguianos. Refletindo sobre as palavras para esta oratória, entendi porque fui escolhido para esta missão. Invariavelmente, ao final de cada uma e de todas as palestras eu os castigava. Passado o horário do jantar, depois de um dia de trabalho, sedentos pelo convívio familiar e momentos de lazer, lá vinha eu com uma pergunta ao palestrante. Pergunta esta cujo embasamento por vezes era mais longo do que a resposta do palestrante. Porém, os castigarei mais uma vez com esta breve fala.

É para mim uma grata distinção e uma honra poder estar aqui falando às senhoras e aos senhores em nome de nossa turma, na conclusão de nosso Curso, que teve a participação de estudantes e participantes de diversos municípios do estado e do Brasil, que nos acompanham agora de modo remoto, como o colega Advogado, Empresário, Médico e Professor, Sr. Carlos Benedetti, representante da nossa turma, que aproveitando nossa viagem de estudos à Santa Maria/RS, realizou o 1º encontro da Turma 58. Para isso, ele partiu de Santa Rosa/RS e percorreu 300Km, em duas horas, sob muita chuva. O colega Benedetti me pediu para lhes transmitir o seu compromisso em realizar o 2º encontro T-58, em 2024, regado a vinhos e espumantes da sua empresa vinícola.

Graças aos avanços tecnológicos e investimentos na ADESGRS, esta é a terceira turma em que este Curso ocorreu de modo 100% virtual. Desejo aqui expressar meu agradecimento ao apoio incansável do Dr. Everton Marc, do Cel Petry e dos integrantes da Comissão Executiva, pela dedicação e empenho na estruturação e condução deste Curso de Estudos, que contou com excepcionais palestrantes e gratificantes visitações de conhecimento. Meus agradecimentos às Organizações Militares e empresas que abriram suas portas e nos receberam.

Durante 22 semanas, convivemos à distância com colegas de ambos os sexos, que são profissionais, tanto da área militar, na ativa e reformados, quanto civis de diversos ramos da atividade econômica.

Começamos o curso com uma visão muito peculiar daquilo que consistiriam os estudos de política e estratégia. Hoje podemos dizer que ampliamos muito o nosso horizonte de compreensão acerca dos Fundamentos do Poder Nacional e da Metodologia de Planejamento Estratégico da Escola Superior de Guerra (ESG).

Tivemos o privilégio de ouvir cientistas, pesquisadores, personalidades influentes e formadores de opinião do nosso país. Fomos brindados com o compartilhamento do saber e da vivência de palestrantes que mais pareciam estarem “batendo um papo”. A possibilidade de não citar alguém impede meu desejo de nominá-los.

Estudamos o nosso país, com suas complexidades, suas crises e seu relacionamento com o mundo. Mundo que vive hoje uma crise generalizada, quando observado pelos aspectos econômico, político, ético e social. A complexidade deste cenário, alimentado pela crise na saúde mundial, devido à pandemia de Covid-19, e por uma dezena de conflitos além dos que ocorrem no Leste Europeu e no Oriente Médio, tornou as relações políticas e econômicas mais frágeis e voláteis, com ameaças transnacionais, ambientais e cibernéticas.

Vimos que em qualquer campo da atividade humana haverá sempre uma constante busca de informações a fim de instruir decisões e auxiliar na elaboração de planos e na execução de ações.

Durante o Curso e na elaboração do Trabalho de Conclusão, vimos que para a formulação e condução de políticas públicas ou para negócios privados, os decisores precisam saber o que se passa com os demais países ou com seus concorrentes no mercado; suas ambições ou planos de negócios; informações sobre a economia; recursos naturais; pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Em 25/ago/2023, durante reunião com o Cmd da ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, o Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, para renovar o Acordo de Cooperação Acadêmica, o Pres da ADESG Nacional, Cel CELENTE, reconhecendo a contribuição e o prestígio da ADESG nos diversos rincões do país para reforçar a mentalidade de Defesa, informou que: “até dezembro de 2021, a ADESG formou 80.650 pessoas em seus cursos, contando com um extenso acervo de trabalhos nos campos da Defesa, da Segurança e do Desenvolvimento Nacional.”

Na 4a.feira, dia 11/out/2023, no Rio de Janeiro, durante palestra proferida para cerca de 200 discentes do Programa de Extensão Cultural da Escola Superior de Guerra, o treinador de voleibol, economista e empresário Bernardo Rocha de Rezende, mais conhecido como Bernardinho, disse: “Para manter a cultura de excelência temos que estar sempre aprendendo, evoluindo e nunca perder o espírito de aspirantes.” . Para o nosso caso, caberia dizer “estagiários”.

Por isso, “ex-estagiários” e a partir de hoje Adesguianos, nunca percam o espírito de “estagiários”. Não se acomodem, não coloquem este diploma junto com outros tantos numa gaveta ou num quadro numa parede ou como pano de fundo em seus computadores e se esqueçam de continuar aprendendo e evoluindo. Tornem-se insaciáveis e famintos pelo conhecimento para poder contribuir com nosso país e trazer esclarecimento aos desinformados. Retornem a assistir palestras da ADESGRS ou outra instituição sempre que possível e procurem outros cursos para se aprimorar.

Hoje encerramos nosso curso que, na realidade, é apenas uma primeira fase sobre fundamentos e metodologia de estudos políticos e estratégicos. Cada um levará o que aprendeu para aplicar em sua esfera de atuação. Sigamos em frente a aprofundar nossa gama de conhecimentos nessas áreas, sem jamais esquecer do “moto” Adesguiano: Cor Unum Et Anima Una Pro Brasília, ou seja, “Um coração e uma só alma pelo Brasil”.

Presumo que vocês gostariam de me ouvir por mais três horas. Mas fui limitado pelo tempo combinado. Parabéns aos concludentes do 58o. CURSO DE ESTUDOS DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA 2023 !

Muito obrigado.”

O Vice-Delegado da ADESG/RS e Diretor do CEPE, em sua alocução, falou que “o Curso de Estudos em Política e Estratégia (CEPE) de 2023, foi pensado em fazer-se no formato presencial, resgatando-se o contato interpessoal, de modo diferente de 2021 e 2022. Entretanto, a videoconferência veio para ficar, pois os interessados pelo curso pediam para serem atendidos por estarem fora das regiões metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul. Ainda, da Região Sul do Brasil, a Delegacia em Porto Alegre era o única em condições de atender esta necessidade. A Direção Nacional também orientou a respeito.

Assim, manteve-se o CEPE na forma mista com palestras por meio de videoconferências, visitas e viagem de estudo, sem perder a flexibilidade de atender a todos, com a possiblidade das atividades presenciais.

Ainda, a ADESG Nacional possibilitou um curso de atualização do Método de Planejamento Estratégico da ESG no RJ, convidando voluntários para serem irradiadores do método pelo País.

Assim, o Eng Jairo e o Maj Adm Jean Pier aceitaram o desafio em aprimorar-se e serem os professores do assunto aqui no Sul.

Esta possibilidade no RJ e vontade e esforço dos dois veteranos qualificou os CEPEs em Porto Alegre e Caxias do Sul.

Cabe ressaltar que isto foi possível pela contribuição e legado de turmas antigas em fomentar a Delegacia no Estado, resgatando a interiorização da ADESG.

Foram iniciadas as matrículas em março com a entrevista de cada um de vocês presencialmente, por videoconferência ou contato telefônico, esclarecendo-se do que se tratava o CEPE nos detalhes.

Naquele momento, se dizia que cada um iria enxergar o mundo que cerca o seu ambiente profissional e particular de outra maneira. Que se ganharia conhecimento diferenciado do tradicional, mesmo por transmissões digitais.

Matricularam-se 19 alunos, da iniciativa privada e serviço público, como detalhou o Administrador Demin nas suas palavras.

Foram 22 semanas de palestras e trabalhos de grupo, em que envolveram 30 palestrantes, 03 orientadores e 15 moderadores/comissão executiva, totalizando 48 pessoas, dentre formadores de opinião, professores, pesquisadores, e profissionais liberais para transmitir conhecimentos e valores para 17 discentes que concluíram o CEPE.

A estas pessoas que contribuíram, como diretor de Curso, rendo mais uma vez o profundo respeito e admiração pela doação de seus tempos, carinho nas preparações de seus assuntos e entusiasmo no contato com a turma 58 de uma maneira descompromissada.

E de uma maneira especial, a comissão executiva indicou a adesguiana professora Sylvania Moreira Lima, como destaque da equipe, para que o seu nome fosse ressaltado na placa da turma. A professora Sylvania era a “hacker do bem”, responsável pelos prints das palestras, tendo elevada presença em todas as videoconferências, operando de Foz do Iguaçú/PR, além de trabalhar no controle de faltas e moderação. Parabéns Syl !

Gostaria de agradecer também as instituições que tornaram possível o CEPE deste ano: GBOEX, Grupo Gerdau, Capitania Fluvial dos Portos em Porto Alegre, Comando Militar do Sul, 6ª Bda Inf Bld, 18 BI Mtz, V COMAR, Base Aérea de Canoas, Poupex, BankFort, Associação de Oficiais da Brigada Militar e Braskem, que abriram suas portas à ADESG/RS.

No Curso, caros formandos, vocês interiorizaram os princípios e valores da ESG.

Nos valores do homem, que toma suas decisões responsáveis na busca de realização de projetos como cidadão na vida profissional e familiar, sem esquecer o Bem Comum que é entendido como a busca da felicidade, em que as necessidades individuais não são abafadas pelo todo social.

Possibilitou-se, ainda, a participação de pessoas de cidades diferentes fora de Porto Alegre como Santa Maria, Santa Rosa, Canoas e DF.

Também nos trabalhos de grupo, o tempo ficou melhor aproveitado, com foco no assunto, sem perda com deslocamentos, por exemplo. Facilitou, ainda, a logística do palestrante, orientadores e moderadores.  Por outro lado, perdeu-se o calor da proximidade das pessoas, ficando a sensação que a tecnologia nos une, mas também nos mantém afastados.

Sobre os trabalhos de grupo, vocês aprenderam um método de planejamento, mas antes de tudo, a discutir assuntos dentro de uma equipe altamente heterogenia, em que as diferenças tiveram que serem deixadas de lado, focando-se nos pontos em comum para atingir uma meta.

Os assuntos conjunturais como ferroviarismo, turismo e ciência e tecnologia foram plenamente estudados e discutidos dentro do MPE da ESG, sob a orientação do Dr Orci, prof Flávio e Maj Jean Pier.

No final, foram apreciados e aprovados pela banca composta pelo Dr Everton e Eng Jairo.

Aqueles que participaram da viagem de estudos em Santa Maria conheceram em profundidade uma empresa privada, unidades do Exército e da FAB.

Na Agrimec, implementos agrícolas, tiveram contato com um empreendedor gaúcho, visionário, que tem seus produtos comercializados mundialmente, fruto do conhecimento, inovação e perseverança.

Nos centros de adestramento e de blindados do Exército, perceberam a vulnerabilidade de suprimento de material de emprego militar pela baixa nacionalização de componentes.  Basta pensar na guerra na Ucrania que se infere sobre esta necessidade.

Na Base Aérea de Santa Maria além de verificar as necessidades e possibilidades, ouviu-se depoimentos emocionantes sobre resgates de vítimas do vale do Taquari, o que arrancou aplausos espontâneos da comitiva presente

No ano que vem, as visitas e viagem de estudos estarão disponíveis para a turma 58, complementando os conhecimentos e valores aprendidos de uma maneira descompromissada sem o peso das tarefas dos TGs.

Bem, ser Adesguiano é acompanhar o dia a dia do País, mantendo-se contato com os amigos e a Delegacia, para as atualizações e debates, contribuindo com o engrandecimento das nossas instituições.

Os saúdo pela meta atingida e desejo o mais amplo sucesso nos planos profissional e familiar.

E não se esqueçam do lema da nossa ADESG: “UM SÓ CORAÇÃO, UMA SÓ ALMA PELO BRASIL”.

Conto com vocês para trabalharem na comissão executiva desde já!

Muito obrigado pela convivência fraterna.”

Complementando a fala do orador da turma, o Advogado Evandro de Barros Behr, representando a turma, entregou a placa do 58º CEPE, contendo o nome de todos os concludentes, ao Delegado Dr. Everton para ser fixada na galeria da sede da ADESG/RS, em Porto Alegre.

Dando prosseguimento a solenidade, o Delegado da ADESG/RS em seu discurso salientou aos estagiários “que ao longo do curso foram proporcionadas informações de todas as áreas que compõem e integram uma sociedade pluralista, democrática e complexa como a brasileira, que pressupõe honestidade intelectual, firmeza de convicções e sentido de história. Ou seja, uma visão liberta de preconceitos e de aspectos ideológicos.

      Da mesma forma, podemos afirmar que um bom e bem preparado planejamento estratégico e uma adequada gestão são fundamentais para   colher bons resultados e tornar-se referência no setor que atua. Assim o domínio do Método de Planejamento Estratégico da Escola Superior de Guerra, é fundamental para o uso em qualquer setor, público ou privado.

     Sobre a conjuntura nacional, disse que o assunto que está no centro de todas as discussões em nosso país estão relacionados com os atos do oito de janeiro em Brasília e todas as consequências decorrentes.

     Salientou que no âmbito externo, o repentino e inesperado ataque terrorista do Hamas contra Israel foi um evento histórico singular e modificou os pressupostos que definiram até então o conflito Israel-Palestina. Também que quase já não se fala mais na Guerra entre a Ucrânia e a Rússia, como se isso fosse uma assunto de menor importância.

     Finalmente agradeceu, mais uma vez, a presença das autoridades presentes, de forma presencial ou virtual,  o apoio e a atenção que recebemos para a realização das atividades da Delegacia neste ano de 2023 por parte da ADESG Nacional,  dos camaradas da Comissão Executiva da ADESG e do CEPE, especialmente na pessoa do seu Diretor e Vice-Delegado o Cel Vet Inf Rogério Petry de Abreu, dos nossos Representantes no interior do Estado,  de todos os nossos apoiadores, do prestimosos palestrantes, que voluntariamente transmitiram os seus conhecimentos, e das empresas  e instituições que  viabilizaram nossas visitas as suas instalações.    

     Finalmente, tenhamos sempre em mente o nosso lema: “Cor Unum et Anima Una pro Brasília”, ou seja, “Um coração e uma só alma pelo Brasil”.

Encerrando, os presentes foram convidados a cantar o Hino do Rio Grande do Sul.

Após o encerramento da solenidade, teve início um jantar de confraternização.