Jornada em Santa Maria, Alegrete e Rosário do Sul, aproximando adesguianos

De 14 a 16 de fevereiro, o Vice-Delegado da ADESG/RS, Cel R1 Rogério Petry de Abreu, visitou as cidades de Santa Maria, Alegrete e Rosário do Sul para fazer contatos com adesguianos e líderes da sociedade daquelas cidades.
Em Santa Maria, à noite, foi possível assistir os debates e deliberações do grupo de trabalho composto de adesguianos, família militar e sociedade santamariense para tratar do Curso de Atualização e Cidadania para o segmento feminino, a ser lançado na Semana da Mulher.
O Curso abordará temas de interesse nas áreas de saúde, jurídica, empreendedorismo, dentre outros, que destaca o protagonismo da mulher no mundo atual.

GT Atualização da Mulher

No dia 15 de fevereiro, o General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, representante da ADESG em Santa Maria e Comandante da 6ª Bda Inf Bld, acompanhado do Cel R/1 Petry, Vice-Delegado da ADESG no Rio Grande do Sul e comitiva, realizaram reuniões de trabalho no município de Alegrete-RS.
A atividade iniciou com uma visita a UNIPAMPA, Campus Alegrete, onde a comitiva foi recebida pelo professor Ederli Marangon, Diretor da Unidade.
Na ocasião o Gen Ribeiro falou da necessidade de difundir a cultura de defesa para a comunidade acadêmica da cidade e da importância da pesquisa no assunto.

O prof. Ederli e o Gen Ribeiro identificaram áreas comuns no assunto defesa

Na sequência, a comitiva deslocou-se para a Câmara de Vereadores da cidade, onde foi recebida pelo Presidente da Casa, vereador Luciano Belmonte. O objetivo deste encontro foi tratar sobre a realização de Cursos de Planejamento Estratégico oferecidos pela ADESG em Alegrete.

O Presidente da Câmara interessou-se pelo curso da ADESG/RS

No Centro Empresarial da Alegrete (CEA), o senhor Antônio Nilson Gomes apresentou a entidade e as possibilidades do município de Alegrete. Durante os debates foram apresentadas as necessidades de melhoria e perspectivas de desenvolvimento para aquele município.

Ver. Luciano, Gen Ribeiro, Cel Petry e empr. Nilson debatendo no CEA

À noite, a comitiva participou do 68º aniversário do 12º Batalhão de Engenharia de Combate.
A cerimônia foi presidida pelo Gen. Ribeiro, Cmt da 6ª Bda Inf Bld e contou com a presença dos Comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Alegrete e Santa Maria e autoridades civis daquele Município.
Durante a solenidade o Comandante do Batalhão, Ten Cel Miguel Angelo Guterres Dalcin, ressaltou a nobre missão do 12º BE Cmb Bld, de apoiar a “Brigada Niederauer” em sua mobilidade, lançando pontes, melhorando estradas, sempre sob a proteção blindada.

O Cmt 12 BE Cmb Ten Cel Dalci (2E) o prefeito de Alegrete Márcio Amaral (3E)

A visita da comitiva foi um primeiro contato da ADESG com as lideranças de Alegrete, no intuito de difundir conhecimentos e lançar as bases para futuras parcerias.

Na manhã do dia 16 de fevereiro, a delegação participou da formatura alusiva a Batalha do Passo de Rosário em Rosário do Sul, maior batalha campal ocorrida em território brasileiro.

Autoridades de Rosário do Sul
Sítio histórico

Fontes:

  • Comunicação Social da 6ª Bda Inf Bld, 4º RCC e 12º BE Cmb
  • Expresso Minuano de Alegrete de 18/02/2023
  • Gazeta de Rosário do Sul de 25/02/2023