PAINEL “GUERRA NA UCRÂNIA, CONSEQUÊNCIAS NO ÂMBITO NACIONAL E REGIONAL” – REPRESENTATAÇÃO DE SANTA MARIA

O Painel “Guerra na Ucrânia, Consequências no Âmbito Nacional e Regional” foi uma realização da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – representação em Santa Maria, juntamente com a Delegacia da ADESG no Rio Grande do Sul. Em sua primeira edição, o painel discutiu o tema Guerra na Ucrânia e suas consequências para o Brasil de maneira geral e especificamente para o Rio Grande do Sul. O evento ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro do corrente ano, em Santa Cruz do Sul e em Santa Maria, respectivamente. As mesas de debates foram abertas ao público externo e acadêmicos das cidades.
A atividade teve por objetivo debater, com estudiosos e autoridades nacionais e regionais, temas de Defesa, Economia e Geopolítica relativos ao conflito da Ucrânia de modo a estimular a reflexão sobre a temática e subsidiar o meio acadêmico santa-cruzense e santa-mariense a respeito das suas implicações.

No primeiro dia em Santa Cruz do Sul, no auditório Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, a mesa tratou de debates sobre o Eixo temático Político e Estratégico da guerra.
A Abertura do painel foi feita pelo Gen Bda Marcelo Carvalho Ribeiro, Cmt da 6ª Bda Inf Bld, e Representante da ADESG/RS em Santa Maria/RS, que deu as boas-vindas aos presentes e explanou sobre os objetivos do Painel.

Gen Ribeiro

A seguir passou a palavra ao Dr. Everton Marc, Delegado da ADESG/RS, que fez um resumo da história do sistema ESG/ADESG, das atividades da entidade no RS, desde o ano de 1962, dos CEPEs realizados, além de conclamar os presentes para trabalharem junto com Gen Ribeiro para a reativação da Representação de Santa Cruz.

Dr Everton Marc

A primeira atividade do Painel foi uma preleção inicial sobre a Evolução Histórica da Rússia e Ucrânia ministrada pelo Sub Ten e Bacharel em História Vanderson Martins Barbosa.

A seguir fez uso da palavra o Coronel Marco Antonio de Freitas Coutinho, Analista do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, que abordou o tema A Geopolítica do Conflito.

O Prof. Ronaldo Gomes Carmona, Instrutor da ESG, tratou do tema Rússia X OTAN e a Guerra da Ucrânia. Elemento para uma visão brasileira.
Tive-se ainda os professores Dr. Bruno Mendelski – Coordenador dos Cursos de Economia e Relações Internacionais da UNISC e o Professor Dr. Heron Sergio Moreira Begnis, Economista e Professor da UNISC
Foi mediador dos debates o Maj R1 Jean-Pier Vasconcellos Esquia, MBA, Msc, Dr. EEI.

Gen Ribeiro (E), Cel Coutinho, Prof. Dr. Bruno , Maj Jean-Pier, Prof. Dr. Ronaldo, Prof. Dr. Herone e Dr Everton

Breve resumo: a economia globalizada do início do século XXI, com as cadeias econômicas produtivas interligadas, não permite a nenhum país sair ileso das consequências da Guerra da Ucrânia. O Brasil como integrante da “Aldeia Global” sofrerá os impactos econômicos do conflito no âmbito Nacional que terá consequências Regionais. Da mesma maneira as tecnologias empregadas no campo de batalha demonstram a evolução do combate, em que alguns especialistas chamam de “Guerra de 4ª Geração”.

No segundo dia, 10/11/22 em Santa Maria-RS, no Salão Azul da Universidade Franciscana de Santa Maria – UFN teve a realização do segundo painel sobre o Eixo temático Político e Estratégico da Guerra, que praticamente tratou dos mesmos temas do dia anterior em Santa Cruz.

Prof. Dr. Ronaldo (E), Cel Coutinho, Maj Jean-Pier, Gen Ribeiro e prof. Dr. Günther

Os palestrantes fizeram suas apresentações com a Preleção inicial: Síntese histórica da Rússia e Ucrânia – por Vanderson Martins Barbosa – Bacharel em História. Posteriormente os Panelistas: Gen Bda Marcelo Carvalho Ribeiro – Cmt 6ª Bda Inf Bld; Coronel Marco Antonio de Freitas Coutinho, Analista do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, Professor Dr. Günther Richter Mros – Coordenador do Curso de Relações Internacionais da UFSM e o Prof. Ronaldo Gomes Carmona, Instrutor da ESG, fizeram suas explanações.
O Mediador foi o Jean-Pier Vasconcellos Esquia, Major R1, Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais.

Breve resumo: a guerra na Ucrânia rompeu com a ordem internacional estabelecida no pós Segunda Guerra Mundial. Analistas afirmam que uma nova ordem irá surgir após o desfecho do conflito na Ucrânia, seja ele qual for. O continente Europeu, ao que tudo indica, fechará o ano de 2022 assistindo a uma guerra de grandes proporções em seu território e buscando se rearmar para um ambiente disruptivo para o emprego militar. Estados Unidos da América (EUA) e Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) discutem que caminhos tomar em relação a Rússia. O inverno está chegando e o problema energético europeu se avizinha. Nesse contexto, a geopolítica mundial se transforma e o Brasil será chamado, em algum momento, a se posicionar a respeito do conflito, e seus posicionamentos trarão consequências em âmbitos Nacionais e Regionais.
Os eventos foram realizados dentro do previsto e deixaram uma ótima impressão junto aos públicos presentes.