Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio covernews foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/adesgrs/www/wp-includes/functions.php on line 6131
Viagem de Estudos `a Manaus do CEPE/CEPEG/2019 – ADESG/RS/Porto Alegre – ADESG/RS

Viagem de Estudos `a Manaus do CEPE/CEPEG/2019 – ADESG/RS/Porto Alegre

Os alunos do CEPE/CEPEG/19 da ADESG/RS de Porto Alegre e Vacaria realizaram a sua viagem de estudos, de 28 de setembro a 05 de outubro, à cidade de Manaus, no Amazonas.
A delegação foi composta por 32 pessoas entre alunos, Adesguianos e Comissão Executiva, que foi chefiada pelo Cel Inf R/1 Rogério Petry de Abreu, Vice-Delegado da ADESG/RS, pela Ten Cel Adeilza de Assis Costa, Diretora-Adjunta pelo Dr. Jorge Rodrigues Cescani, Diretor-Adjunto, Emp. Mário Bertoni, Representante de Vacaria e teve como objetivo proporcionar conhecimentos estratégicos de instituições, públicas e privadas, que foram visitadas e fortalecer o relacionamento interpessoal entre os alunos do curso e adesguianos.
A programação de estudos desta viagem iniciou no dia 29 de setembro com a visita ao Teatro do Amazonas, na sequência ao QG Comando Militar da Amazônia- CMA, o Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM, o 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a Flotilha da Amazônia, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Manaus, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA, Empresa Honda, Centro de Treinamento de Guerra na Selva – CIGS, Empresa Bertolini, finalizando no dia 04 de outubro com o passeio de barco para conhecer o Encontro das Águas entre o Rio Negro e Solimões, uma das principais atrações turísticas da capital amazonense, seguida da visita à Tribo Indígena Tatuyos, com almoço no restaurante de embarcação flutuante. A viagem finalizou no dia 05 de outubro de 2019, com satisfação plena dos participantes.

Na visita ao Comando Militar da Amazônia – CMA, a comitiva foi recepcionada pelo Sr. Gen Bda Moacir Rangel Júnior, Chefe de Estado-Maior do CMA, que proferiu uma palestra institucional sobre a Atuação do Exército Brasileiro na Amazônia, que oportunizou o conhecimento do Comando, suas atividades, com ampla informação sobre a Amazônia. Os debates foram conduzidos pelo Sr. Gen Ex César Augusto Nardi de Souza, Comandante Militar da Amazônia. Ao término, após os agradecimento ao CMA, na pessoa do Comandante Gen Ex Nardi, o Comandante convidou a todos para o almoço em seu salão de eventos, encerrando-se logo após a visita.

No Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM fomos recebidos pelo Gerente Sr. Ricardo Haterly que proferiu uma palestra onde foram repassados conhecimentos de como são recebidos e processados os dados recebidos da rede de satélites e captados pelas antenas do Sistema. Os dados são repassados para três setores básicos. O Operacional, o de Inteligência e para a área Técnica. Após a palestra ocorreu a visita às instalações, que possuem equipamentos de ponta e que estão ligados ao CENSIPAN e que responde diretamente a Secretaria Geral do Ministério da Defesa.

Visitando o Comando do 9° Distrito Naval, o Vice-Almirante Paulo César Colmenero Lopes comunicou a comitiva que o Distrito é uma unidade militar da Marinha do Brasil, sediada na cidade de Manaus e que tem como área de jurisdição toda a Amazônia Ocidental, sendo suas organizações subordinadas: a Flotilha do Amazonas (FlotAM), o Batalhão de Operações Ribeirinhas – BtlOpRib, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental – CFAOC, a Policlínica Naval de Manaus – PNMA, a Estação Naval do Rio Negro – ENRN, a Capitania Fluvial de Tabatinga – CFT, o Centro de Intendência da Marinha em Manaus – CeIMMa, 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e o Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste – SSN-9.

Tem como missão “Aprestar e empregar as Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais subordinadas, em sua área de jurisdição, a fim de contribuir para a defesa da Pátria; para a garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem; para o cumprimento das atribuições subsidiárias previstas em Lei; e para o apoio à Política Externa.”

Na visita ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA, a Dra. Rita Mesquita deu as boas-vindas a todos e realizou uma palestra onde abordou a história do órgão que foi criado em 1952 e implementado em 1954 e que ao longo dos anos, vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. Atualmente, o INPA é referência mundial em Biologia Tropical.

Os primeiros anos do INPA foram caracterizados por pesquisas, levantamentos e inventários de fauna e de flora. Hoje, o desafio é expandir de forma sustentável o uso dos recursos naturais da Amazônia. São trabalhos voltados para a ecologia, zoologia e botânica, bem como o estabelecimento de conhecimentos e metas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Da visita às instalações, observou-se as melhorias apresentadas nas instalações, com uma dinâmica moderna, muito explicativa e inovadora, bem como uma riqueza de espécies botânicas e zoológicas.

Na visita a Moto Honda da Amazônia – Fábrica de Motos – nos foi dito inicialmente que em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade produziu mais de 23 milhões de motos, além de quadriciclos e motores estacionários.
Hoje, a Moto Honda da Amazônia posiciona-se como líder absoluta no segmento de motocicletas no Brasil, com mais de 80% de market share, e já acumula mais de 23 milhões de motos produzidas no País.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-16.png

Nas instalações de sua grandiosa fábrica em Manaus (maior unidade de produção de motos Honda no mundo), acontece um complexo processo produtivo em que são desenvolvidos desde moldes e ferramentas de produção até os principais componentes de uma motocicleta como escapamento, rodas, guidões e peças para chassis, entre outros.

Além de uma vasta gama de motocicletas de 110 a 1000cc, na unidade, localizada em um terreno de 727 mil m2 e 263 mil m2 de área construída e que conta com mais de 5.500 colaboradores, também são produzidos quadriciclos e motores estacionários.

Em 03 de outubro, o Cel Inf Mário Flavio de Albuquerque Brayner, Comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva – CIGS, recebeu a comitiva e imediatamente fez uma palestra institucional sobre a estrutura do CIGS e sua missão. Ao longo de seus 55 anos de existência, o CIGS especializou 6.512 combatentes de selva, sendo 561 de nações amigas (até 4 Jul 2019).

Devido ao trabalho daqueles que antecederam a atual geração, este Centro tem o status e a responsabilidade de especializar o melhor combatente de selva do mundo.

A comitiva visitou também o Zoológico onde Oficiais Veterinários mostraram como é feita a recuperação de animais feridos que são recolhidos pela OM.

Da Bertolini Transporte, onde a delegação foi recepcionada pelo Gerente Sr. Rogério Hoenielse e sua equipe, nos foi apresentado um vídeo institucional sobre os principais aspectos da empresa e seus valores. De grande importância para Manaus e demais cidades da Amazônia, pois atende as necessidades de transporte nos modais rodoviário, fluvial e aquaviário. Também fabricam implementos rodoviários e com estaleiro próprio produz uma série de modelos de embarcações.

Nos dias destinados a parte cultural da viagem, foram visitados o Teatro de Manaus, Jardim Botânico, Apresentação de Danças Indígenas e Encontro das Águas.
A viagem foi encerrada em 05 de outubro, com retorno a Porto Alegre.