Viagem de Estudos `a Manaus do CEPE/CEPEG/2019 – ADESG/RS/Porto Alegre
Os alunos do CEPE/CEPEG/19 da ADESG/RS de Porto Alegre e Vacaria realizaram a sua viagem de estudos, de 28 de setembro a 05 de outubro, à cidade de Manaus, no Amazonas.
A delegação foi composta por 32 pessoas entre alunos, Adesguianos e Comissão Executiva, que foi chefiada pelo Cel Inf R/1 Rogério Petry de Abreu, Vice-Delegado da ADESG/RS, pela Ten Cel Adeilza de Assis Costa, Diretora-Adjunta pelo Dr. Jorge Rodrigues Cescani, Diretor-Adjunto, Emp. Mário Bertoni, Representante de Vacaria e teve como objetivo proporcionar conhecimentos estratégicos de instituições, públicas e privadas, que foram visitadas e fortalecer o relacionamento interpessoal entre os alunos do curso e adesguianos.
A programação de estudos desta viagem iniciou no dia 29 de setembro com a visita ao Teatro do Amazonas, na sequência ao QG Comando Militar da Amazônia- CMA, o Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM, o 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a Flotilha da Amazônia, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Manaus, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA, Empresa Honda, Centro de Treinamento de Guerra na Selva – CIGS, Empresa Bertolini, finalizando no dia 04 de outubro com o passeio de barco para conhecer o Encontro das Águas entre o Rio Negro e Solimões, uma das principais atrações turísticas da capital amazonense, seguida da visita à Tribo Indígena Tatuyos, com almoço no restaurante de embarcação flutuante. A viagem finalizou no dia 05 de outubro de 2019, com satisfação plena dos participantes.
Na visita ao Comando Militar da Amazônia – CMA, a comitiva foi recepcionada pelo Sr. Gen Bda Moacir Rangel Júnior, Chefe de Estado-Maior do CMA, que proferiu uma palestra institucional sobre a Atuação do Exército Brasileiro na Amazônia, que oportunizou o conhecimento do Comando, suas atividades, com ampla informação sobre a Amazônia. Os debates foram conduzidos pelo Sr. Gen Ex César Augusto Nardi de Souza, Comandante Militar da Amazônia. Ao término, após os agradecimento ao CMA, na pessoa do Comandante Gen Ex Nardi, o Comandante convidou a todos para o almoço em seu salão de eventos, encerrando-se logo após a visita.


No Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM fomos recebidos pelo Gerente Sr. Ricardo Haterly que proferiu uma palestra onde foram repassados conhecimentos de como são recebidos e processados os dados recebidos da rede de satélites e captados pelas antenas do Sistema. Os dados são repassados para três setores básicos. O Operacional, o de Inteligência e para a área Técnica. Após a palestra ocorreu a visita às instalações, que possuem equipamentos de ponta e que estão ligados ao CENSIPAN e que responde diretamente a Secretaria Geral do Ministério da Defesa.


Visitando o Comando do 9° Distrito Naval, o Vice-Almirante Paulo César Colmenero Lopes comunicou a comitiva que o Distrito é uma unidade militar da Marinha do Brasil, sediada na cidade de Manaus e que tem como área de jurisdição toda a Amazônia Ocidental, sendo suas organizações subordinadas: a Flotilha do Amazonas (FlotAM), o Batalhão de Operações Ribeirinhas – BtlOpRib, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental – CFAOC, a Policlínica Naval de Manaus – PNMA, a Estação Naval do Rio Negro – ENRN, a Capitania Fluvial de Tabatinga – CFT, o Centro de Intendência da Marinha em Manaus – CeIMMa, 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e o Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste – SSN-9.


Tem como missão “Aprestar e empregar as Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais subordinadas, em sua área de jurisdição, a fim de contribuir para a defesa da Pátria; para a garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem; para o cumprimento das atribuições subsidiárias previstas em Lei; e para o apoio à Política Externa.”





Na visita ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA, a Dra. Rita Mesquita deu as boas-vindas a todos e realizou uma palestra onde abordou a história do órgão que foi criado em 1952 e implementado em 1954 e que ao longo dos anos, vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. Atualmente, o INPA é referência mundial em Biologia Tropical.

Os primeiros anos do INPA foram caracterizados por pesquisas, levantamentos e inventários de fauna e de flora. Hoje, o desafio é expandir de forma sustentável o uso dos recursos naturais da Amazônia. São trabalhos voltados para a ecologia, zoologia e botânica, bem como o estabelecimento de conhecimentos e metas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Da visita às instalações, observou-se as melhorias apresentadas nas instalações, com uma dinâmica moderna, muito explicativa e inovadora, bem como uma riqueza de espécies botânicas e zoológicas.

Na visita a Moto Honda da Amazônia – Fábrica de Motos – nos foi dito inicialmente que em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade produziu mais de 23 milhões de motos, além de quadriciclos e motores estacionários.
Hoje, a Moto Honda da Amazônia posiciona-se como líder absoluta no segmento de motocicletas no Brasil, com mais de 80% de market share, e já acumula mais de 23 milhões de motos produzidas no País.

Nas instalações de sua grandiosa fábrica em Manaus (maior unidade de produção de motos Honda no mundo), acontece um complexo processo produtivo em que são desenvolvidos desde moldes e ferramentas de produção até os principais componentes de uma motocicleta como escapamento, rodas, guidões e peças para chassis, entre outros.

Além de uma vasta gama de motocicletas de 110 a 1000cc, na unidade, localizada em um terreno de 727 mil m2 e 263 mil m2 de área construída e que conta com mais de 5.500 colaboradores, também são produzidos quadriciclos e motores estacionários.
Em 03 de outubro, o Cel Inf Mário Flavio de Albuquerque Brayner, Comandante do Centro de Instrução de Guerra na Selva – CIGS, recebeu a comitiva e imediatamente fez uma palestra institucional sobre a estrutura do CIGS e sua missão. Ao longo de seus 55 anos de existência, o CIGS especializou 6.512 combatentes de selva, sendo 561 de nações amigas (até 4 Jul 2019).


Devido ao trabalho daqueles que antecederam a atual geração, este Centro tem o status e a responsabilidade de especializar o melhor combatente de selva do mundo.

A comitiva visitou também o Zoológico onde Oficiais Veterinários mostraram como é feita a recuperação de animais feridos que são recolhidos pela OM.
Da Bertolini Transporte, onde a delegação foi recepcionada pelo Gerente Sr. Rogério Hoenielse e sua equipe, nos foi apresentado um vídeo institucional sobre os principais aspectos da empresa e seus valores. De grande importância para Manaus e demais cidades da Amazônia, pois atende as necessidades de transporte nos modais rodoviário, fluvial e aquaviário. Também fabricam implementos rodoviários e com estaleiro próprio produz uma série de modelos de embarcações.


Nos dias destinados a parte cultural da viagem, foram visitados o Teatro de Manaus, Jardim Botânico, Apresentação de Danças Indígenas e Encontro das Águas.
A viagem foi encerrada em 05 de outubro, com retorno a Porto Alegre.





