Viagem de Estudos CEPE/CEPEG/18

Como conclusão do Curso CEPE/CEPEG/18 da ADESG/RS foi realizada a viagem de estudos, de 01 a 06 de outubro, ao Sul do Estado do Rio Grande do Sul e ao Uruguai.

A delegação foi composta por 14 pessoas entre alunos, Adesguianos e Comissão Executiva, que foi chefiada pelo Cel Inf R/1 Rogério Petry de Abreu e pela Ten Cel Adeilza de Assis Costa, Diretora-Adjunta e teve como objetivo proporcionar conhecimentos estratégicos de instituições, públicas e privadas, que foram visitadas e fortalecer o relacionamento interpessoal entre os alunos do curso e adesguianos.

Em Rio Grande, a Comitiva visitou o Terminal de Containers e o 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil.

Terminal de Containers de Rio Grande tem uma operação complexa e cujo sucesso se baseia na utilização de tecnologia de ponta, tanto em equipamentos como em programas, e em uma boa política de gestão do ser humano.

No 5º Distrito Naval de Rio Grande, da Marinha do Brasil teve início visita ao Navio-Patrulha ―Benevente‖ (P61), pertencente ao Grupamento de Patrulha Naval do Sul.  Nesta ocasião a delegação foi recebida pelo comandante, o Capitão de Corveta (CC) MARNE, que apresentou o navio e o contexto no qual o mesmo é empregado, em diversos tipos de missões. Sejam elas de patrulha militar, de apoio a atividades do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, ou em missões de Busca e Salvamento (SAR).

Na sequência a delegação teve uma palestra com o Comandante, Vice-Almte José Renato de Oliveira sobre a importância da Marinha para garantir a segurança da navegação, que engloba não só a parte militar, como também a navegação comercial, a navegação de esporte e lazer e a atividade portuária.

Esteve presente à visita o representante da ADESG em Rio Grande o Eng e Prof Sérgio Machado.

Na segunda parte da viagem,  no Uruguai, a primeira visita foi ao Centro de Altos Estudios Nacionales‖ – CALEN,

Após o CALEN a atividade planejada para o turno da tarde foi uma visita a Embaixada do Brasil.

Na Embaixada fomos acompanhados do Adido Naval e de Defesa, CMG RULFF, do Adido Militar ELOY e do Adido Aeronáutico Coronel (Aviador) Reinaldo FEIJÓ Pinheiro.