Viagem de Estudos CEPE/CEPEG/18
Os alunos do CEPE/CEPEG/18 da ADESG/RS realizaram a sua viagem de estudos, de 01 a 06 de outubro, ao Sul do Estado do Rio Grande do Sul e ao Uruguai.
A delegação foi composta por 14 pessoas entre alunos, Adesguianos e Comissão Executiva, que foi chefiada pelo Cel Inf R/1 Rogério Petry de Abreu e pela Ten Cel Adeilza de Assis Costa, Diretora-Adjunta e teve como objetivo proporcionar conhecimentos estratégicos de instituições, públicas e privadas, que foram visitadas e fortalecer o relacionamento interpessoal entre os alunos do curso e adesguianos.
Em Rio Grande, a Comitiva visitou o Terminal de Containers e o 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil. No Terminal de Containers de Rio Grande, os alunos foram recebidos inicialmente pela Sra. Daiana Valin, e posteriormente pelo gerente Sr. Cleiton E. Pereira Lages, que apresentou a empresa que faz parte do Grupo Wilson, Sons. Tendo iniciado sua atuação, neste ramo, em Rio Grande, no ano de 1997, quando ganhou a licitação para explorar por 25 anos o Terminal de Contêineres do Porto de Rio Grande. Sua importância se deve ao fato da mesma ser especializada no embarque e desembarque de contêineres. É um terminal cuja operação é complexa e cujo sucesso se baseia na utilização de tecnologia de ponta, tanto em equipamentos como em programas, e em uma boa política de gestão do ser humano.


A visita ao 5º Distrito Naval de Rio Grande, da Marinha do Brasil, teve início com a visita ao Navio-Patrulha ―Benevente‖ (P61), pertencente ao Grupamento de Patrulha Naval do Sul, unidade subordinada ao Comando do 5º Distrito Naval. Nesta ocasião a delegação foi recebida pelo comandante, o Capitão de Corveta (CC) MARNE. Que não só apresentou o navio, como explicou o contexto no qual o mesmo é empregado, em diversos tipos de missões. Sejam elas de patrulha militar, de apoio a atividades do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, ou em missões de Busca e Salvamento (SAR).


Na sequência a delegação se dirigiu a sede do Comando do 5º Distrito Naval, localizado entre o Porto Velho e o Porto Novo da cidade de Rio Grande. Lá foram recebidos inicialmente pelo Chefe do Estado-Maior, Capitão de Mar-e-Guerra (CMG) TROVÃO. Que direcionou o grupo a um pequeno auditório, no qual aguardamos a chegada do comandante do 5º DN, Vice-Almirante JOSÉ RENATO de Oliveira. Neste local o almirante JOSÉ RENATO falou sobre a importância da Marinha para garantir a segurança da navegação. Um conceito que engloba não só a parte militar, como também a navegação comercial, a navegação de esporte e lazer e a atividade portuária. Em tarefas que são distribuídas pela maior parte das 20 organizações militares subordinadas a este comando.

A seguir a comitiva da ADESG/RS foi convidada a prestar uma homenagem no Memorial do Almirante Tamandaré, na presença do seu Comandante, Vice-Almte José Renato de Oliveira. Este espaço é considerado o mais nobre do Comando do 5º Distrito Naval, pelo fato de ali conter os restos mortais do almirante Joaquim Marques Lisboa (1807-1897), Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha. Este espaço cívico é composto do túmulo do almirante Tamandaré; de uma estátua sua de corpo inteiro e de uma sala onde sua história esta registrada. Os integrantes da comitiva colocaram rosas brancas junto ao túmulo do Almirante Tamandaré. Logo após o almirante JOSÉ RENATO apresentou a carta testamento, na qual destacou a humildade com que o patrono da Marinha quis ser tratado, após sua morte.
Esteve presente à visita o Representante da ADESG em Rio Grande o Eng e Prof Sérgio Machado.

Visita ao Memorial de Tamandaré e entrega de placa ao Cmt 5 DN pelo Cel Petry, Vice-Delegado.

Os integrantes da comitiva colocaram flores brancas junto ao túmulo do Almirante Tamandaré e visitaram a Sala Histórica.
Já no Uruguai, a primeira visita foi ao ― Centro de Altos Estudios Nacionales – CALEN, que fica em um prédio histórico da região central de Montevidéu. Nesta visita, tivemos a companhia do Adido Naval e de Defesa (representa o Ministério da Defesa) o Capitão de Mar e Guerra Jorge José de Moraes RULFF; e do Adido Militar Coronel (Infantaria) ELOY Woellner Junior. A comitiva foi recebida inicialmente pelo Diretor Geral do CALEN, General (R) don Domingo Antonio Montaldo Bertúa, que após as boas vindas apresentou parte de sua equipe técnica. No caminho para o auditório foi feito o registro oficial da visita. Uma foto no pátio da instituição junto ao busto do patriarca da independência e herói nacional, José Gervasio Artigas (1764-1850).

No auditório o General don Montaldo fez seu pronunciamento oficial apresentando o CALEN. Na sequencia, abriu o espaço para seus diretores poderem falar. Mostrando não só estrutura da instituição, seu passado, como também os planos para o futuro.
De parte do Dr. Santiago Nuñez Castro, Diretor Acadêmico, se compreendeu o processo de formulação e reformulação do currículo acadêmico, que busca qualificar legalmente os cursos feitos pelos alunos do CALEN, junto ao Ministério da Educação. Isto ao mesmo tempo em que valoriza o curso, também abrange um público mais amplo para a instituição. Cumprindo, desta forma, o objetivo principal de formar indivíduos capazes de atuar nas áreas de interesse do Estado. É um modelo de gestão educacional que já acorre na Europa.

O Cel. Gámbaro explanou como é composto o curso de Mestrado em Defesa Nacional, que se inicia na própria seleção dos candidatos a alunos. Tendo como orientação obter os melhores alunos para que se possam atingir os objetivos nacionais. Como ―analistas estas pessoas deverão estar capacitadas a identificar e diagnosticar problemas e soluções em situações complexas. O curso possui duração de dois anos. E segue o modelo da Escola Superior de Guerra – ESG, do Brasil, que é considerada uma parceira histórica.
Já o Cel. WILLIAN, Diretor de Extensão Acadêmica, falou das atividades complementares executadas pela instituição na busca pela difusão do pensamento estratégico entre a população uruguaia. Isto se dá por meio de diversos cursos, seminários, conferências e mesas redondas, todas as atividades gratuitas, que são oferecidos anualmente para o público em geral.

Após a saída do CALEN, foi realizado o deslocamento do grupo de alunos até a parte histórica da capital uruguaia. Passou-se por pontos históricos como a praça da Independência. Local aonde se localiza o histórico ―portão da cidade; o Teatro ―Solis; o Palácio do Presidente da República e o Mausoléu de José Artigas.
A atividade planejada para o turno da tarde foi uma visita a Embaixada do Brasil. Na Embaixada fomos acompanhados do Adido Naval e de Defesa, CMG RULFF, do Adido Militar ELOY e do Adido Aeronáutico Coronel (Aviador) Reinaldo FEIJÓ Pinheiro. Na ocasião foi destacado não só o clima de amizade existente entre os povos e os governos. Mas também sobre a parceria econômica, que se fortaleceu sobre o prisma da criação do Mercado Comum do Sul – MERCOSUL. Da parte dos adidos militares, foi feito uma pequena consideração sobre as suas respectivas áreas profissionais. O que mostra que esta integração é ampla em todos os sentidos. Acompanhando, mas sem tomar parte no evento, esteve o Sr. César Alejandro García Caui, responsável pelo setor de Imprensa, cultura e cooperação Acadêmica da embaixada brasileira no Uruguai.

Terminada esta fase. A comitiva dirigiu-se a residência oficial do embaixador onde a comitiva foi recebida pelo próprio Sr. Embaixador Hadil Fontes da Rocha Viana. Diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores, com larga experiência internacional, com sua sabedoria teceu comentários interessantes sobre integração entre Brasil e Uruguai. Presente se fazia o General (R) Don Montaldo, Diretor do CALEN, que fora convidado pelo nosso anfitrião, bem como os adidos militares e o cultural brasileiro. Foi-nos dada a oportunidade de conhecer a residência, que é um prédio centenário e conhecido como ―Palácio Pietracaprina. Sua construção foi concluída no ano de 1913. E ela é uma referência arquitetônica da cidade. Já no seu interior, nosso país se faz presente por uma série de obras de arte e de decoração, que valorizam ainda mais o lugar.

Na manhã de quinta-feira (04/OUT) a comitiva se dirigiu a sede da Associação Latino-Americana de Integração – ALADI. Localizada na região central da cidade, próximo a orla do Rio da Prata. Quem nos recebeu foi o Sr. George Ney de Souza Fernandes, Ministro Conselheiro da Delegação Brasileira junto a ALADI e ao MERCOSUL. Que ali representava o titular do cargo, o embaixador Sr. Bruno de Rísios Bath.
Foi feito um histórico sobre a criação da ALADI no ano de 1980, e sua importância para as relações latino-americanas. A instituição que congrega 13 países é um exemplo de foro permanente de discussão que visam à integração comercial de seus membros. Sua origem esta na Associação Latino Americana de Livre Comércio – ALALC, criada em 1960. É esta longa trajetória que devemos observar e valorizar. Pois a criação do MERCOSUL deve muito a experiência adquirida na ALALC e na ALADI.


O período da tarde foi destinado à parte cultural. Incluindo nisto a visita a Fortaleza Gen Artigas, localizada no Cerro de Montevidéu. Local histórico responsável pela defesa da baía da cidade.

Na manhã de sexta-feira (04 Out) partiu-se de Montevidéu rumo a cidade turística de ― Punta del Este. Com direito a parada em ―Punta Balena – local onde fica a famosa ―Casa Pueblo.

No aspecto cultural da viagem, os alunos tiveram a oportunidade de visitar nas cidades Montevideu e de Punta Del Este, os principais pontos turísticos.
No retorno para o Rio Grande do Sul, visitaram a Fortaleza de Santa Tereza e o Forte de São Miguel, no Chuy, além de realizarem compras nas ― Free Shops.

Praticamente todas as autoridades que receberam a comitiva da ADESG/RS foram agraciadas com diplomas de agradecimentos e placas comemorativas aos eventos.
Finalmente, cabe salientar que a Viagem de Estudos transcorreu dentro da maior normalidade, cumprindo-se na sua integralidade a programação planejada, com a cooperação e participação de toda a comitiva para o atingimento dos objetivos propostos.