ESG

MISSÃO DA ESG

A Escola Superior de Guerra (ESG)  é um Instituto de Altos Estudos, diretamente subordinado ao Ministro de Estado da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de direção e para o planejamento da Segurança e Defesa Nacional. Na formulação e consolidação dos conhecimentos necessários ao planejamento da segurança e defesa, deverão ser considerados, também, os aspectos relativos ao desenvolvimento nacional.

RESUMO HISTÓRICO

A Escola Superior de Guerra (ESG) resultou de estudos desenvolvidos por um grupo de militares sob a inspiração das consequências da recém terminada Segunda Guerra Mundial. Integrada por CMS e militares a ESG foi criada em 20 de agosto de 1949. A aula inaugural do primeiro curso da ESG ocorreu em 15 de março de 1950. Presentes o então Presidente da República. General Eurico Gaspar Dutra, e o Chefe do Estado-Major das Forças Armadas, General Salvador César Obino, um dos Idealizadores da Escola. O primeiro Comandante e Diretor de Estudos, o Marechal Cordeiro de Farias, foi sucedido pelo Marechal Juarez Távora. Desde então, estabeleceu-se um sistema de rodízio, sendo a Escola comandada por oficiais-generais das três Forças Singulares. A ESG orgulha-se de ter diplomado mais de 7000 Esguianos, dentre eles, 4 Presidentes da República. 45 Ministros de Estado, 20 Senadores, 31 Deputados Federais, vários Diplomatas, inúmeros Oficiais-Generais e personalidades do Cenário Nacional. ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra Fundada em 1951,a ADESG, sociedade civil sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, objetiva vivificar a união dos diplomados pela ESG e difundir os conceitos fundamentais e o método de Planejamento Estratégico preconizados pela Escola. Com 27 (vinte e sete) Delegacias, uma em cada capital dos Estados e no DF e com representações em mais de 100 (cem) cidades no interior, a ADESG possibilitou, até hoje, a diplomaçõo, nos diversos Ciclos de Estudos de Politica e Estratégia (CEPE), de importantes lideranças e formadores de opinião.

ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Fundada em 1951,a ADESG, sociedade civil sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, objetiva vivificar a união dos diplomados pela ESG e difundir os conceitos fundamentais e o método de Planejamento Estratégico preconizados pela Escola. Com 27 (vinte e sete) Delegacias, uma em cada capital dos Estados e no DF e com representações em mais de 100 (cem) cidades no interior, a ADESG possibilitou, até hoje, a diplomaçõo, nos diversos Ciclos de Estudos de Politica e Estratégia (CEPE), de importantes lideranças e formadores de opinião.

Veja mais:

https://www.gov.br/esg/pt-br/a-esg