ADESG

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, é uma instituição civil, sem fins lucrativos, de utilidade pública reconhecida pelo Ministério da Justiça, para efeitos fiscais.

Congrega em cada Estado da Federação, através de suas Delegacias, Agências e Representações, os diplomados da Escola Superior de Guerra e os concludentes dos Cursos de Estudo de Política e Estratégia (CEPE).

Procura difundir a metodologia de trabalho da ESG, realiza estudos da conjuntura, tendo como atividade básica os Ciclos de Estudos, além de cursos e conferências.

“CONHECER O BRASIL PARA MELHOR SERVI-LO” é o lema que tem norteado as atividades da ESG e da ADESG RS.

Os concludentes do CEPE  são diplomados pela ADESG Nacional.

HISTÓRICO DA ADESG

Surgiu em 1951, no Rio de Janeiro. Criada inicialmente com o objetivo de congregar os formados no curso oferecido pela Escola Superior de Guerra, ESG, e posteriormente também reunir os diplomados nos CURSOS de ESTUDOS de POLÍTICA e ESTRATÉGIA – CEPE’s realizados em todo o Brasil.
Cada Delegacia Regional possui Representações em cidades com grande atividade cultural. Atualmente, no Rio Grande do Sul, somos (06) seis Representações, somando  7.711 Adesguianos, participantes de 135 cursos, dos quais 57 em Porto Alegre.
Nessas Representações, também são ministrados os Cursos de Estudos de Política e Estratégia. Enquanto o curso realizado na Escola Superior de Guerra possui uma duração de oito meses, com dedicação exclusiva, os CEPE’s realizados pelas Delegacias ou Representações locais são de apenas quatro meses, com palestras à noite.

NOSSA MISSÃO

Preservar e projetar os valores morais e espirituais da nacionalidade; incentivar cada vez mais a amizade e a solidariedade entre os seus membros; difundir conceitos doutrinários e estudos conjunturais relacionados com a Segurança e o Desenvolvimento Nacional; desenvolver atividades de natureza cultural e educacional.
A ADESG atuará sem vinculação partidária, sem ligações com entidades, grupos ou organizações de qualquer natureza.

Clique nos links abaixo para acessar as páginas com informações institucionais sobre a ADESG/RS – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Rio Grande do Sul;

ESG – Escola Superior de Guerra

Comissão Executiva

Ex-delegados

Biblioteca