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Curso de Extensão em Política, Estratégia e Gestão – CEPE / 2012

CURSO DE EXTENSÃO

EM

                POLÍTICA, ESTRATÉGIA E GESTÃO

        – CEPE / 2012 –

O planejamento estratégico, público ou empresarial, é a ferramenta fundamental para o êxito de todo projeto. Ele é essencial para a eficácia da elaboração de metas, análise de resultados e construção de uma vitória.

No mundo contemporâneo, os profissionais necessitam de conhecimentos especializados, capacidade técnica e metodologias que permitam analisar a realidade na qual está inserida a instituição, ou corporação a que pertence. Tanto no cenário nacional, quanto no internacional, complementando as ferramentas da administração, gestão e do marketing.

Na realidade contemporânea, urgente se tornam os conhecimentos da conjuntura social, política, econômica, militar, científica e tecnológica para a realização de qualquer trabalho exitoso.

A ADESG/RS vem realizando no Rio Grande do Sul, desde 1968, diversos CEPEsCiclo de Estudos de Política e Estratégia. Em Porto Alegre já foram realizados 48 ciclos de estudos. Em face de convênios firmados com Universidades e Faculdades, desde 1998, e recentemente com a Faculdade Luterana São Marcos, o CEPE passou a ser umCurso de Extensão Universitária, com o nome de Curso de Extensão em  Política , Estratégia e Gestão – CEPE.

Participe doCEPE 2012” e entenda o mundo no qual você caminha, dentro do qual você trabalha e sobre o qual você fala.

                                                                                                                                                                                         Sala de aula do CEPE – GBOEX – 14º andar

O CEPE é um Curso que estimula a formação de líderes e  coloca à disposição dos alunos profissionais de todos os setores para ministrar palestras e realizar debates sobre temas de interesse geral. Ao mesmo tempo, qualifica um conteúdo que não se encontra no currículo tradicional, mas que muito poderá contribuir no futuro para a carreira profissional do aluno.

Com relação aos temas estratégicos, o “CEPE 2012” poderá abordar, entre outras, as seguintes palestras:

– Panorama Geoestratégico Mundial – Posicionamento do Brasil;

– A Proteção ao Conhecimento Sensível;

– O Papel dos Meios de Comunicação  na Democracia;

– Racionalização da Gestão das Empresas;

– A Reforma Agrária e Os Movimentos Sociais;

– Poder Nacional e Expressões do Poder;

– Logística e Mobilização para Segurança e Defesa Nacional

– A Reforma Política no Brasil;

– Terrorismo – Características, Tipologia e Globalização;

– A Conjuntura Econômica Atual;

– O Dano Ambiental Individual na Perspectiva Intergeneracional;

– Elementos Teóricos de Guerra;

– A Estratégia Nacional de Defesa;

– Fundamentos da Geopolítica;

– Comércio Internacional / Empreendedorismo

– Questões Sociológicas da Sociedade Brasileira;

– Elementos Teóricos de Política e Relações Internacionais;

– O Estado, o Governo e a Administração;

– Gestão Orçamentária e Competências Gerenciais de RH e

– Modernização da Gestão Pública.

O Curso é destinado às pessoas que desempenham ou possam vir a desempenhar funções de direção, planejamento, gestão e assessoria na área pública, ou privada, proporcionando conhecimentos políticos e estratégicos sobre a conjuntura nacional e internacional, permitindo ao profissional realizar planejamentos adequados.

                                                                                                                                                                                 Trabalho em grupo dos alunos durante as aulas do CEPE

 

Visita técnica à Gerdau

Em uma de suas fases estudam-se conceitos que não são disseminados no ambiente universitário, tais como: Poder Nacional e Expressões do Poder Nacional; Política Nacional e Estratégia Nacional; Desenvolvimento Nacional; Inteligência Estratégica; Metodologia para o Planejamento Político-Estratégico; Objetivos Nacionais, dentre outros.

Apresenta o diferencial de realizar “visitas e viagem de estudos”, na qual se conhecem ambientes e instituições públicas e privadas estratégicas, que não são abertas ao estudante, pesquisador, profissional, nem à comunidade acadêmica nacional e/ou internacional, exceto em caso excepcional.

 

Visita à Embaixa do Brasil em Montevidéu

 

Visita eo CIGS – Manaus

A ADESG/RS tem contado com a participação de diversos ilustres palestrantes em seus Cursos. Dentre os quais citamos:

Dr. Antonio Augusto Mayer dos Santos – Especialista em Direito Eleitoral

Dra. Patrícia Palermo – Economista da FECOMÉRCIO

Econ. Paulo de Tarso – Polo e Agenda 2020.

Eng. Agron. Mário Hamilton Vilela – PUC/RS

Eng. Jairo Tadeu Dessimon Machado – BRASKEM

Gen. Ex. Res. Carlos Patrício Freitas Pereira – Ex-Cmt ESG

Gen. Bda. Res. Márcio Tadeu Bettega Bergo – 2º Vice-Pres. Da ADESG/Nacional

Arq. Percival Puggina – Cientista Político

Prof. Dr. André Felipe Zago de Azevedo – Economista da UNISINOS/FEDERASUL

Prof. Dr. Denis Lerrer Rosenfield – Filósofo/UFRGS

Prof. Dr. Marcelo Ferraz Suano – Diretor do CEIRI

Prof. Dr. Paulo Fagundes Vizentini –UFRGS

Prof. Dra. Marli Elizabeth Ritter – PUC/RS

Prof. Dr. Hermílio Pereira dos Santos – PUC/RS

Prof. Dr. Nelson Fossati – PUC/RS

Prof. Dr. Gustavo Alberto Trompowsky Hech – Professor da ESG

Eng. Dr. Carlos Alberto Fadil Lubus – Gerente de RH e Administração da Yara Fert.

Prof. Dr. Luis Augusto Stumpf Luz – UNISINOS

Público alvo e requisitos: profissionais, executivos, pesquisadores e acadêmicos que atendam aos seguintes requisitos:

–  Civis com curso superior completo;

–  Oficiais das Forças Armadas e das Forças Auxiliares;

– Civis sem formação universitária completa, mas com destaque e  serviços relevantes prestados a sociedade, condicionado a análise de “curriculum” e entrevista;

– Universitários que estejam cursando o último ano de uma faculdade, com a devida apresentação do currículo disciplinar e declaração da Faculdade nesse sentido;

–  Estar em pleno gozo de seus direitos de cidadania;

– Assumir o compromisso de saldar o valor referente ao Curso, antes do seu término e

– Ser brasileiro maior de idade na data da matrícula.

Para a realização das inscrições é necessário a apresentação de:

Currículum Vitae completo, Cópia do  Diploma  de  nível superior e da Cédula de Identidade ou da Carteira de Ordem ou  Conselho.

– Ficha de Inscrição padrão, preenchida e três fotos 3×4 coloridas em traje passeio/gravata ou correspondente para as mulheres.

Obs: A efetivação da matrícula, com o pagamento da taxa de inscrição, ocorrerá após seleção, que constará de:

– entrevista e

– análise de currículo.

Condições para Certificação:

Findas as atividades do Curso, haverá uma Sessão Solene de Encerramento, ocasião em que serão entregues os Certificados da ADESG e da Faculdade São Marcos.

Três são as condições exigidas para que os alunos concludentes façam jus ao recebimento dos Certificados:

– Freqüência igual ou superior a 80% das atividades programadas, nas respectivas fases;

– Participação efetiva na elaboração do Trabalho em Grupo que foi determinado; nos debates com os palestrantes e nas visitas programadas.

– Estar adimplente, ou seja, quites com as suas obrigações financeiras para com o Curso e a ADESG/RS.

O Curso, com uma carga horária total de 327 horas, tem uma duração de 20 semanas e será realizado na sede do GBOEx – Rua 7 de setembro 604 – 14º Andar – Centro – Porto Alegre,  nos seguintes horários e dias:: das 19h às 22h de 2ª a 4ª feira. Nas quintas-feiras poderão ser realizadas visitas a instituições públicas e privadas.

O Curso terá início em 11 de junho de 2012 e as inscrições serão realizadas de 02 a  31 de maio,  das 14:30 às 17:30 horas na Sede da ADESG/RS. O encerramento deverá ocorrer em 24 de outubro de 2012.

O investimento no Curso é de R$ 3.000,00; mais uma taxa de inscrição de R$ 150,00. A vista, antes do início do Curso, R$ 2.850,00 (5% de desconto) ou em até 5 vezes de R$ 600,00.

Informações adicionais poderão ser obtidas na Secretaria da nossa sede (Rua dos Andradas, 1001 – Conj. 1203 – Shopping Rua da Praia – Porto Alegre – CEP 90.020-007), ou pelo telefone (51) 3228-2710 das 14:30 às 17:30 horas e e-mailadesgrs@adesgrs.org.br .