Viagem de Estudos do CEPE 2012 – Santa Maria/RS

Nos dias 03 e 04 de outubro, os alunos do CEPE de Porto Alegre fizeram uma viagem de estudos a Santa Maria para visitarem o  Centro de Instruções de Blindados do Exército – Gen. Walter Pires e a Base Aérea de Santa Maria. A comitiva foi liderada pelo Diretor do CEPE, Cel R/1 Rogério Petry de Abreu e contou com a participação de 21 pessoas, entre alunos do CEPE e adesguianos de Vacaria e da própria cidade de Santa Maria.

No dia 3 de outubro de 2012, os alunos visitaram  o  Centro de Instruções de Blindados que é uma das mais recentes organizações militares do Exército Brasileiro. Foi criado em 11 de outubro de 1996, para ser um dos vetores de modernização (Núcleo de Modernidade) previstos no Sistema de Planejamento do Exército (SIPLEX 6) de maneira a servir de base, de mola propulsora e fator de profissionalização do Núcleo de Blindados. A comitiva teve uma palesta com o SubComandante da Unidade e posteriormente visitaram as instalações do aquartelamento,  onde pudermam ver os simuladores utilizados na instrução dos oficiais e sargentos para o emprego dos Carros de Combate Leopard 1A5.

No dia 04 de outubro, realizaram uma visita a Base Aérea de Santa Maria, que é uma organização do Comando da Aeronática que tem por finalidade prover o apoio necessário às Unidades Aéreas e Unidades da Aeronática que nela operem ou que nela estejam sediadas, permanentemente ou temporariamente. Representar o Comando da Aeronáutica na região Centro-Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Desde sua criação, hà 28 anos, a Base Aérea de Santa Maria tornou-se elemento marcante da paisagem local, graças ao grande entrosamento que alcançou junto à comunidade, motivo que levou à idealização de sua carinhosa denominação de “Sentinela Alada do Pampa”.

Os alunos tiveram a oportunidade de visitar as instalações da BASE e dos esquadrões alí instalados, como os de Helicópteros UH-1H “Iroquois” e aeronaves L-42 Regente, Aviões Caça AMX, e os VANT. Também tiveram a oportunidade de ver como  funcionam os simuladores de voo.

Nas duas visitas, a comitiva  foi recebida pelos Oficiais que representam os seus comandos, com a fidalguia tradicional e espírito de camaradagem. Ao final, foram feitos os agradecimentos regulamentares onde ficou evidenciada a importância dessas duas unidades das Forças Armadas para o cumprimento das suas missões e a busca da modernidade.