Mensagem do Presidente da ADESG Nacional

Rio de Janeiro, 06 de dezembro de 2021.

Ilmos (as) Senhores (as)
Delegados(as) e Representantes

Por ocasião do 70º aniversário de fundação da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, a ocorrer neste dia 7 de dezembro, tenho a honra de dirigir-me à comunidade adesguiana para, juntos, rejubilarmo-nos pelo sucesso que é o fato de nossa Instituição estar e ter estado ativa nesses setenta anos, prestando os serviços culturais a que se destina.
Fundada pelo entusiasmo dos primeiros diplomados do Curso Superior de Guerra da Escola Superior de Guerra, numa fase de nossa história em que o ambiente prenunciava o emergir desta Grande Nação, quiseram os fundadores criar uma instituição destinada, exclusivamente, a levar às diferentes elites do País, geograficamente distribuídas, o conhecimento consolidado na Escola Superior de Guerra, que apresenta a visão apropriada a um instituto que estuda e aprofunda as categorias materiais e espirituais que distinguem a soberania do Brasil e embasam a cidadania do Povo Brasileiro.
Esse longo tempo é o de um percurso que inclui muitas alegrias, que ora compartilhamos, e também algumas dificuldades, até desnecessárias, porque vão além da natureza das coisas. Não nos deve escapar o fato de que um certo número de instituições civis semelhantes à ADESG, não conseguiu manter-se, frente a tantos fatores adversos, o principal deles a pandemia que assola o mundo, e que, em nosso País, enlutou mais de meio milhão de famílias. A pandemia inibiu a circulação física das pessoas e empobreceu drasticamente as disponibilidades financeiras. A todas essas dificuldades, a ADESG de hoje, como fez no passado, mercê do tirocínio de seus dirigentes da época – os quais homenageamos neste ato – respondeu com disciplina, rigor técnico e honestidade e, dentro da limitação de seus recursos, as superou.
Assim, concito o nobre associado da ADESG, que tanto nos tem correspondido nessa trajetória, que confie em nossa Instituição e em seu devir, já que ela preserva do ímpeto original de seus fundadores o ideal de bem servir à
nossa sociedade e a convicção profunda no futuro grandioso do Brasil.
Cor unum et anima una pro Brasilia

Prof. Dr. ANTONIO CARLOS ALONSO DEL NEGRO

Presidente da ADESG/AN