Aula Magna do CEPE/CEPEG/2019 de Porto Alegre

Na noite do dia 03 de junho, as 19:00 horas, ocorreu a abertura oficial do CEPE/CEPEG 2019, de Porto Alegre/RS, com a Aula Magna proferida pelo Presidente da ADESG, Gen R/1 Umberto Ramos de Andrade, no auditório do GBOEX, que teve como tema: ―Construir o Futuro‖.

Participaram da Mesa dos Trabalhos, o Presidente da ADESG, Gen Umberto Andrade, o Delegado da ADESG/RS, Dr. Everton Marc e o Diretor do CEPE/CEPEG, Cel R/1 Inf Rogério Petry de Abreu.

A solenidade teve início com o canto do Hino Nacional. A seguir o Gen Umberto Andrade deu início a sua Aula Magna explanando sobre as questões que envolvem o processo de concretização do sonho de construir uma grande Nação.

Referindo-se sobre a Riqueza das Nações e citando Adam Smith, Montesquie, Max Weber, Daron Agemoglu e James Robinson, sintetizou dizendo que ―as instituições constituídas pelas sociedades são mais relevantes que os recursos naturais, o clima ou a determinação do povo. Além disso, destacou  a liberdade de ação dos agentes econômicos, livre concorrência e estabilidade jurídica‖.

Aproveitou para inserir no contexto de criar um futuro, a importância da Escola Superior de Guerra, como um centro de altos estudos e da ADESG na difusão dos princípios e doutrina da ESG, e do Método Científico de Planejamento Estratégico, sem dogmas, tudo visando o bem comum.

Destacou a importância do conhecimento científico para acelerar o crescimento e o desenvolvimento, citando grande cientistas como Albert Eisten, Stephen Hawking, conhecimentos detidos por poucos. Nesse sentido, observou que ―um mundo onde apenas uma super elite é capaz de compreender os avanços científico-tecnológicos e suas aplicações seria um lugar limitado e injusto‖, conforme Stephen Hawking.

A seguir falou sobre a importância do investimento maciço na educação, tanto no ensino fundamental como no superior para expandir o conhecimento nos mais diversos segmentos da educação, para alavancar o progresso, como fizeram os países asiáticos, destacando-se nesse sentido à Coréia do Sul.

Encerrando salientou que a democratização da educação, com qualidade e oportunidades para todos, faz a diferença de um país e oportuniza a construção de um futuro o qual todos nós queremos e desejamos.

Após o encerramento da palestra iniciaram-se os debates com diversos debatedores questionando o palestrante.

Finalizado os debates, o Delegado da ADESG/RS e o Diretor do CEPE/CEPEG 2019, agradeceram ao palestrante pela excelente Aula Magna proferida e entregaram uma placa de agradecimento. Em suas palavras enfatizaram que através da ampliação do conhecimento e do aumento da participação de todos, é uma forma de nos capacitarmos a enfrentar desafios e propor soluções para a preservação dos nossos valores e a defesa dos interesses nacionais, oportunidades para o nosso país e o aperfeiçoamento das nossas instituições e da democracia.

Antes do encerramento da Solenidade, os presentes, em torno de 80 pessoas, participaram de um coquetel nas próprias instalações do GBOEX.