Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Passagem de comando na Capitania Fluvial de Porto Alegre

Diversas autoridades participaram do evento de passagem de comando da Capitania Fluvial de Porto Alegre, entre as quais o governador Eduardo Leite, o Comandante do 5º Distrito Naval,  Vice-Almirante José Renato de Oliveira,  o Brigadeiro-do-Ar Arnaldo Silva Lima Filho, Comandante da ALA 3 da FAB, o  Gen Div Márcio Velloso Guimarães, Comandante da 3º Região Militar e o Cel QOEM Mário Yukio IKEDA, Comandante da Brigada Militar.

A passagem de comando da Capitania dos Portos de Porto Alegre ocorreu na manhã do dia 21 de janeiro. O capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Junior passou o cargo ao Capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos. A cerimônia ocorreu na Capitania Fluvial de Porto Alegre, no Centro Histórico da capital.

Natural de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, o capitão de Mar e Guerra Rafael Santos serviu, nos últimos dois anos e meio, em Brasília, como chefe da Divisão de Operações Conjuntas no Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro. “Sinto-me muito prestigiado ao assumir o cargo em um Estado com um legado tão rico, que cultiva uma relação tão harmoniosa com a Marinha”, declarou.

Graduado em Ciências Navais – habilitação em eletrônica pela Escola  Naval, o novo comandante ingressou na Marinha do Brasil em 1989, pelo Colégio Naval. Foi condecorado com as Medalhas Militar de Prata, Mérito Marinheiro de Três Âncoras, Mérito Tamandaré e Navy and Marine Corps Achievement Medal, esta última da Marinha dos Estados Unidos.
No cargo desde janeiro de 2017, o capitão Amaury Marcial Gomes Junior se despediu da tripulação e agradeceu pela recepção calorosa que teve ao se mudar para o Rio Grande do Sul.

Natural de Belo Horizonte, o capitão Amaury é aviador naval e realizou, em 2016, o curso de Política e Estratégia Marítimas na Escola de Guerra Naval. “Minhas expectativas não foram frustradas. Foi a experiência mais gratificante de minha carreira”, descreveu.

O prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim, acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, comandante Nádia, e do secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, representaram a capital.

A presidente da Câmara de Vereadores, Mônica Leal, e o vereador Valter Nagelstein também participaram da cerimônia.

Pela Assembleia Legislativa, compareceu a deputada eleita Franciane Bayer. A chefe da Polícia Civil, Nadine Anflor, também prestigiou o evento.

Representando a ADESG/RS, o Delegado Dr. Everton Marc, acompanhado pelo Vice-Delegado Cel Inf R/1 Rogério Petry de Abreu e do Assessor Dr. Jorge Cescani,