Passagem de comando na Capitania Fluvial de Porto Alegre

Diversas autoridades participaram do evento de passagem de comando da Capitania Fluvial de Porto Alegre, entre as quais o governador Eduardo Leite, o Comandante do 5º Distrito Naval,  Vice-Almirante José Renato de Oliveira,  o Brigadeiro-do-Ar Arnaldo Silva Lima Filho, Comandante da ALA 3 da FAB, o  Gen Div Márcio Velloso Guimarães, Comandante da 3º Região Militar e o Cel QOEM Mário Yukio IKEDA, Comandante da Brigada Militar.

A passagem de comando da Capitania dos Portos de Porto Alegre ocorreu na manhã do dia 21 de janeiro. O capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Junior passou o cargo ao Capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos. A cerimônia ocorreu na Capitania Fluvial de Porto Alegre, no Centro Histórico da capital.

Natural de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, o capitão de Mar e Guerra Rafael Santos serviu, nos últimos dois anos e meio, em Brasília, como chefe da Divisão de Operações Conjuntas no Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro. “Sinto-me muito prestigiado ao assumir o cargo em um Estado com um legado tão rico, que cultiva uma relação tão harmoniosa com a Marinha”, declarou.

Graduado em Ciências Navais – habilitação em eletrônica pela Escola  Naval, o novo comandante ingressou na Marinha do Brasil em 1989, pelo Colégio Naval. Foi condecorado com as Medalhas Militar de Prata, Mérito Marinheiro de Três Âncoras, Mérito Tamandaré e Navy and Marine Corps Achievement Medal, esta última da Marinha dos Estados Unidos.
No cargo desde janeiro de 2017, o capitão Amaury Marcial Gomes Junior se despediu da tripulação e agradeceu pela recepção calorosa que teve ao se mudar para o Rio Grande do Sul.

Natural de Belo Horizonte, o capitão Amaury é aviador naval e realizou, em 2016, o curso de Política e Estratégia Marítimas na Escola de Guerra Naval. “Minhas expectativas não foram frustradas. Foi a experiência mais gratificante de minha carreira”, descreveu.

O prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim, acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, comandante Nádia, e do secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, representaram a capital.

A presidente da Câmara de Vereadores, Mônica Leal, e o vereador Valter Nagelstein também participaram da cerimônia.

Pela Assembleia Legislativa, compareceu a deputada eleita Franciane Bayer. A chefe da Polícia Civil, Nadine Anflor, também prestigiou o evento.

Representando a ADESG/RS, o Delegado Dr. Everton Marc, acompanhado pelo Vice-Delegado Cel Inf R/1 Rogério Petry de Abreu e do Assessor Dr. Jorge Cescani,