Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Visita de Estudos do CEPEG ao Comando Militar do Sul

Os alunos do 51º Curso de Extensão em Política, Estratégia e Gestão – CEPEG de Porto Alegre, em 17 de setembro, visitaram o Comando Militar do Sul, juntamente com a Comissão Executiva da ADESG/RS. A comitiva contou com a presença do Delegado, Dr. Everton Marc, do Ex-Delegado e Conselheiro Ten Cel R/1 Hélio Ceratti, do Diretor do CEPEG, Cel R/1 Rogério Petry e de adesguianos convidados.

Comitiva da ADESG/RS que visitou o CMS

O Cmt do CMS, Gen Ex Antônio Hamilton Martins Mourão ministrou uma palestra para a Comitiva da ADESG/RS onde enfatizou, inicialmente,   a estrutura de Comando do CMS  e as suas atribuições,  como a  de  participar na dissuasão de ameaças aos interesses nacionais em situação de guerra ou conflito externo. Acrescentou que o Exército deve contribuir para a garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, mantendo-se em condições de ser empregado, em sua área de responsabilidade, na forma da lei, em situação emergencial e temporária, após esgotados os instrumentos destinados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, conforme o constante na Constituição Federal. Referiu-se também as ações subsidiárias em geral, visando a  participação no desenvolvimento nacional e da Defesa Civil, sempre na forma da lei. Salientou a ação subsidiária na faixa de fronteira terrestre contra delitos transfronteiriços e ambientais. Tratou da questão da  recuperação da Capacidade Operacional do Exército, dando destaque para a nova família de blindados sobre rodas de fabricação  nacional, o Guarani, dos Carros de Combate Leopard e do Sistema de Mísseis e  Foguetes ASTROS. Encerrou a sua palestra mostrando a participação do CMS em operações internacionais, como no Haiti e em manobras conjuntas com os Exércitos de outros países, como da Argentina e Uruguai.

 

Cel Petry, Gen Vasconcelos, Dr. Marc, Gen Mourão e Cel Ceratti

Os alunos visitaram o Centro de Operações (CO) do CMS onde viram como são acompanhadas as operações e atividades do CMS em sua área de atribuições e tiveram uma palestra com o Cel Newton Bochi, que abordou entre outros assuntos o funcionamento do CO e o legado deixado pela Copa do Mundo de Futebol no que se refere a integração dos órgãos relacionados com a Defesa Nacional e a Segurança Pública.

 

Palestra do Cel Bochi no CO do CMS

Após a visita e palestras, a comitiva  da ADESG/RS almoçou nas dependências do Hotel de Trânsito do CMS, para Oficiais,  ocasião em que foram reiterados os agradecimentos e feitas as homenagens regulamentares.