Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Visita de estudos a Infraero

No dia 25 de setembro, uma comitiva formada de alunos da 51ª turma do Curso de Extensão em Política, Estratégia e Gestão – CEPEG, de Porto Alegre, da Comissão Executiva da ADESG/RS, liderada pelo Cel. Ex. Res. Rogério Petry de Abreu, Diretor do Curso e de adesguianos convidados, visitou a INFRAERO.

A comitiva foi recebida pelo Superintendente do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, o Sr Wilson Brand Filho, que deu as boas-vindas ao grupo. De imediato, foram apresentadas palestras sobre as atividades desenvolvidas pela INFRAERO dentro do sítio do aeroporto. O Eng. Jefferson Ferreira Martins falou sobe o tráfego aéreo, meteorologia e infraestrutura de apoio à navegação aérea. O Sr Jorge Herdina discorreu sobre as questões que envolvem o planejamento da infraestrutura aeroportuária no Aerporto Internacional Salgado Filho. Finalizando, o Cap QOE CTA Tedi Ohtsubo da FAB falou sobre o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre. Nelas, entre outras questões, foram evidenciadas os aspectos relacionados com a navegação aérea, gerenciamento de operações aeroportuárias e as melhorias na infraestruturas do aeroporto Salgado Filho, em curto, médio e longo prazos.


A comitiva pode constatar a quantidade de entes públicos e privados envolvidos nos trabalhos de operação de um aeroporto. Também, percorreu um roteiro onde se constatou obras concluídas recentemente, como na melhoria na navegação (ALS/ILS), que elevou a categoria do aeroporto para dois, da implantação do trem aeromóvel, na manutenção de pátio de manobras e no armazenamento de combustível de aeronaves. Verificou-se que estas obras são complexas e de pouca visibilidade para o público em geral.

 

Observou-se, também, que a estrutura atual recebeu bem o fluxo de passageiros vindos para o evento da Copa do Mundo com as melhorias na pista, pátio de manobras, torre de controle, auto atendimento, “check in”, dentre outras, sendo que o Aeroporto teria condições de receber um fluxo maior de pessoas. A projeção de longo prazo é que se dobre a capacidade de atendimento, ficando para 15 milhões de passageiros ano.


No final, durante um almoço de confraternização, foram feitos os agradecimentos da comitiva aos integrantes da INFRAERO pela acolhida e oportunidade de conhecer de forma especial todas as questões que envolvem o funcionamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho.