Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Viagem de estudos do CEPE de Caxias do Sul – 2013

Força de Submarinos recebe comitiva da ADESG de Caxias do Sul

O CEPE da Representação de Caxias do Sul realizou a sua viagem de estudos, de 13 a 20 de outubro, ao centro do país, aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A delegação foi composta por 44 pessoas entre alunos, adesguianos e Comissão Executiva, que foi chefiada pelo Dr. Guilherme Tedesco Zanchi, Representante da ADESG/RS em Caxias do Sul e pelo Sr. Vitor Chiesa, Coordenador do CEPE.
Em São Paulo foram feitas visitas ao Museu da Aeronáutica; CTA/ITA; INPE; EMBRAER, Aviação do Exército, entre outras. No Rio de Janeiro visitaram a AMAN; INB; Usina Nuclear de Angra; Navio Aeródromo São Paulo e a Base de Submarinos da Marinha.

Em todas as visitas a comitiva sempre foi muito bem recebida e como exemplo, citamos à Base de Submarinos da Marinha, onde a delegação foi conduzida ao Auditório do Centro Hiperbárico, no Centro de Instrução Almirante Átilla Monteiro Aché. Na ocasião, o grupo assistiu um vídeo institucional da Força de Submarinos, conheceu o funcionamento da sala de controle do Centro Hiperbárico e, também, como operam as câmaras hiperbáricas utilizadas pela Marinha do Brasil nas atividades de mergulho saturado.
Em sequência, conheceram o Treinador de Imersão (TI) e o Treinador de Ataque (TA), simuladores nos quais Oficiais e Praças Submarinistas são adestrados durante o curso de especialização. A bordo do Submarino “Tikuna”, os visitantes puderam assistir a operação dos sistemas de navegação e armas do navio, anteriormente observados no TI e TA. Na última etapa da visita, os visitantes conheceram o Grupamento de Mergulhadores de Combate e, oportunamente, puderam ver os principais equipamentos da corporação, com destaque para o Dispositivo de Propulsão de Mergulhadores de Combate, empregado para incursões em locais de sinistro por mar, e os “FROGS”, respiradores que operam em circuito fechado e inibem a formação de bolhas que denunciam a trajetória do mergulhador.