Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Visita a Braskem Jul 2013 – Polo Petroquímico de Triunfo/RS

No dia 31 Jul 13, os alunos do CEPE/13 de Porto Alegre visitaram as instalações da BRASKEM no Polo Petroquímico de Triunfo. A delegação, integrada por alunos e membros da Comissão Executiva, contou com a presença do Del. Everton Marc e do Diretor do CEPE, Cel R/1 EB Rogério Petry de Abreu.

A Comitiva foi recebida pelo Eng. Jairo Tadeu Dessimon Machado, MSc. , da Diretoria de Empreendimentos da BRASKEM – Adesguiano da turma de 2004 – que proferiu uma palestra sobre o “Processo de Gestão de Portfólio e Projetos”, ocasião em que falou sobre a estratégia de crescer com sustentabilidade da BRASKEM, que conta com uma base sólida de gestão e uma forte cultura empresarial. O foco da empresa está nos seguintes itens: ser referência em segurança química; reduzir a intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEEs); aumentar a eficiência hídrica; aumentar a eficiência energética; ser o maior produtor de resinas termoplásticas a partir de matéria-prima renovável; contribuir para reduzir o impacto dos resíduos plásticos do pós-consumo e ser percebido como importante agente de desenvolvimento humano.
A BRASKEM é a maior produtora de polietileno, polipropileno e PVC do Brasil, com capacidade de produção de 5,7 milhões de toneladas em território brasileiro. Embora sua principal matéria-prima seja a nafta, a Braskem mantém e opera uma planta de Etileno Verde, inaugurada em setembro de 2010. Esta planta representa um passo importante em sua estratégia de tornar-se a líder mundial em química sustentável. Trata-se da maior unidade produtora do mundo, em escala industrial, de eteno a partir de matéria-prima 100% renovável – a cana-de-açúcar.

Ao final da palestra, o Eng. Gustavo Bastide Horbach – Gerente de Empreendimentos Sul – reafirmou os votos de boas-vidas a comitiva da ADESG/RS e informou que a BRASKEM é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 35 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, e que a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

Após a palestra, a comitiva visitou as instalações da indústria, passando pelo laboratório de pesquisa, aferição e resistência dos materiais, ocasião em que foi recebida pelo Eng. Nércio Arlindo Hexsel – Coordenador Laboratórios CTI – e pelo setor de embalagens de produtos.

A comitiva almoçou no refeitório da empresa, juntamente com o Eng. Jairo Tadeu Dessimon Machado, ocasião em que foram feitos os agradecimentos e entrega de diplomas para os representantes da BRASKEM.

A visita foi considerada importante, pois os alunos e dirigentes da ADESG/RS presentes, tiveram a oportunidade de ver a pujança dessa importante empresa do setor petroquímico brasileiro.