Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Marinha destaca o 148º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – 5º DN – Rio Grande.

O Comando do 5º Distrito Naval realizou dia 11 de junho, cerimônia alusiva ao 148º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, que é a data magna da Marinha do Brasil. A solenidade, realizada na sede do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, também teve imposição da Medalha da Ordem do Mérito Naval. O paraninfo da cerimônia foi o Comandante do 5º DN, Vice-Almirante Paulo Cezar de Quadros Küster.

Durante o evento, foi feita a leitura das mensagens da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto. “Há 148 anos, brasileiros valorosos, como o Almirante Barroso, o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Marinheiro Marcílio Dias, escreveram, nesta data, uma página importante na história de nossa Pátria. Desde então, reverenciamos em 11 de junho a dedicação e o profissionalismo com que os homens e mulheres da Marinha, militares e civis, cumprem seus deveres em defesa da nação”, disse a presidenta Dilma Rousseff em sua mensagem.

O comandante da Marinha falou que “a vitória na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, concorreu, definitivamente, para o desfecho favorável aos aliados na Guerra da Tríplice Aliança, sendo uma das passagens mais importantes da nossa História”. Também salientou que o cenário de paz, existente atualmente, não pode minimizar a importância das atribuições constitucionais da instituição, principalmente aquelas voltadas para a defesa da soberania e para a garantia do imenso patrimônio que o País possui na “Amazônia Azul”, nas hidrovias e nas águas interiores.

Dirigindo-se aos militares e civis da Marinha, o Almirante Júlio Soares de Moura Neto convocou-os a renovarem o compromisso de dedicação ao serviço, somando esforços para que seja alcançada a Marinha que a nação necessita e tão desejada por seus integrantes, como uma forma de honrar a memória do herói nacional Almirante Barroso e daqueles que sacrificaram suas vidas na defesa da Pátria. Também expressou seu reconhecimento a todos os que fazem parte da instituição, “pelo profissionalismo, perseverança, garra e denodo com que, sobrepujando os eventuais óbices que se descortinam, vêm cumprindo, com competência”, suas atribuições nos mais diversos pontos do território brasileiro e no exterior.

O Representante da ADESG/RS em Rio Grande, Prof. Eng. Sérgio Machado, representou o Delegado da ADESG,  Dr. Everton Marc, na solenidade.

O representante da ADESG em Rio Grande, Prof. Sergio Machado com o Dep. Est. Adilson Troca (PSDB), Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da AL/RS.

O CF Reinaldo R. Medeiros, Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais, o General de Brigada Angelo Okamura, Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e o TC Marcos, Comandante do 6ºGAC, Grupo Marques de Tamandaré.