Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Visita do CEPE ao 19º Batalhão de Infantaria Motorizada – São Leopoldo/RS – 2013

Em 26 de junho de 2013, dentro da programação do CEPE/13, os alunos e membros da Comissão Executiva da ADESG/RS, com a presença do Delegado Dr. Everton Marc  e do Diretor do Curso Cel R/1 EB Rogério Petry de Abreu, visitaram o 19º Batalhão de Infantaria Motorizada, localizado na cidade de São Leopoldo.

A comitiva foi recebida pelo Ten Cel Inf Ex Luiz Alberto Cureau Júnior, Comandante da Unidade, e pelo Subcomandante Ten Cel Inf Ex Emerson Charles Pracz, também aluno do CEPE.

O comando do 19º BIMTz proporcionou uma  série de atividades a comitiva da ADESG/RS. Inicialmente ocorreu um desfile da tropa que ingressou no pátio de solenidades sob a Canção do Expedicionário. Também foi feita a “oração do infante”, tendo como fundo os acordes de “O Guarani”. Posteriormente o Cmt. Cureau ministrou uma palestra, onde destacou as origens e o histórico do Batalhão, subordinação, organização, atribuições, missões e visão de futuro. Esclareceu que é uma tropa de ação rápida do Comando Militar do Sul e que está sempre pronta para ser empregada conforme as suas atribuições.

Também destacou a presença do “Batalhão da Serra” nas guerras contra Oribe e Rosas, Artigas,  Cisplatina, Paraguai, Campanha de Canudos, do Contestado, entre outras, e  na II guerra Mundial no teatro de operações da Europa e as missões de paz no Exterior, sob a coordenação da ONU, como as realizadas no Timor Leste e Haiti. Da mesma forma a participação  na pacificação do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.

Após, os alunos visitaram as instalações da OM e constataram o tipo de material que é utilizado pelos combatentes de infantaria, um alojamento de soldados e a sala destinada aos ensaios da banda musical da unidade. Neste local, a comitiva foi brindada com um potpourri de músicas do sul e do nordeste brasileiro.

Após o almoço no cassino dos oficiais, a visita foi encerrada.

Ressalta-se a cordialidade e fidalguia como a ADESG/RS foi recebida pelo Ten Cel Cureau  e pelos seus oficiais e praças, bem como a importância dos conhecimentos repassados.