Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Visita do CEPE as instalações da INFRAERO/Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre – 2013

No dia 29 de maio, uma comitiva formada de alunos da 50ª turma do Curso de Extensão em Política, Estratégia e Gestão – CEPE, de Porto Alegre,   da Comissão Executiva da ADESG/RS, liderada pelo Cel. Ex. Res. Rogério Petry de Abreu, Diretor do Curso e de adesguianos convidados visitou a INFRAERO.
A comitiva foi recebida pelo Superintendente do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, o Adm.  Jorge Herdina, que deu as boas-vindas ao grupo.
De imediato, foram apresentadas palestras sobre as atividades desenvolvidas pela INFRAERO dentro do sítio do aeroporto:  NASU – Sr. Marcos de Freitas – Coordenador de Superintendência Regional; PAOP – Sr. Odone Bizz – Coordenador de Aeroporto Grupo I; Planejamento da Infraestrutura Aeroportuária – Engº Alberto Augusto Roennau Bott e TWR/Sala do Controle de Aproximação – Maj. Av. Edmar Ferreira da Silva – Comandante do DTCEA-PA.
Nelas, entre outras,  foram evidenciadas as questões relacionadas com  a navegação aérea, gerenciamento de operações aeroportuárias e as melhorias  na infra-estruturas do aeroporto Salgado Filho, em curto, médio e longo prazos.
A comitiva pode constatar a quantidade de entes públicos e privados envolvidos nos trabalhos de operação de um aeroporto. Também, percorreu um roteiro onde se constatou obras concluídas recentemente, como na melhoria na navegação (ALS/ILS), que elevará a categoria do aeroporto para dois, da implantação do trem aeromóvel, na manutenção de pátio de manobras e no armazenamento de combustível de aeronaves. Ainda, tomaram contato com os serviços de fundações e terraplanagem em andamento, dentro do cronograma físico das obras.
Verificou-se que estas obras são complexas e de pouca visibilidade para o público em geral.
Observou-se, também, que a estrutura atual tem condições de receber o fluxo de passageiros vindos para os eventos da Copa das Confederações e do Mundo, muito embora seja uma preocupação manifestada por parte dos gestores da INFRAERO no Salgado Filho, de bem receber os clientes do sistema.
No final, durante um almoço de confraternização, foram feitos os agradecimentos da comitiva aos integrantes da INFRAERO pela acolhida e oportunidade de conhecer de forma especial todas as questões que envolvem o funcionamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho.