Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Sessão Solene de Abertura do Curso de Extensão em Política, Estratégia e Gestão – CEPE/13 – Porto Alegre.

Na noite de22 de maio  2013, no auditório do GBOEX, a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, através da sua Delegacia no Rio Grande do Sul e juntamente com a Faculdade Luterana São Marcos, de Alvorada,  realizou a Sessão Solene de Abertura do 50º Curso de Extensão em Política, Estratégia e Gestão -  CEPE, de Porto Alegre, composto de 23 alunos.

O Curso teve início em 20 de maio, sob a direção do Cel Res Ex Rogério Petry de Abreu e tem com o objetivo  ministrar o Método de Planejamento Estratégico desenvolvido pela Escola Superior de Guerra, proporcionar conhecimentos políticos e de gestão e estratégicos sobre a conjuntura nacional e internacional, além de projetar os valores morais e espirituais da nacionalidade.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, como o Brig. Ar. Roberto Carvalho, Comandante do V COMAR,  o Gen Bga Edson de Oliveira Goularte, Ex-Secretário da SSP/RS, o Dr. Everton Marc, Delegado da ADESG/RS, o  Prof. Luiz Pfluck, Diretor da Faculdade São Marcos, o Cel Ex Res Vanderley Correa de  Morais, Representante da POUPEX, o Cel Res Ex Sérgio Renk, Presidente Executivo do GBOEX, o Cel Res Ex Floriano Gonçalves Filho, Presidente da Liga da Defesa Nacional no RS, o Dr. Jorge Herdina, Superintendente do Aeroporto Salgado Filho, Cel R/1 Ex Rogério Petry, Diretor do CEPE, o Dr. Guilherme Tedesco Zanchi, Representante da ADESG em Caxias do Sul, o Emp. Mario Bertoni, Representante da ADESG em Vacaria, Cel Res Ex Luis Mário Rossi Machado, Assessor da ADESG/RS,   Maj Ex Adeilza Assis Costa, Adjunto ao CEPE, entre outros e representantes da ABIN, INFRAERO, BRIGADA MILITAR, ARI, LOJAS MAÇÔNICAS, etc.

Na abertura do evento, em seu pronunciamento, o Cel Ex Res Luis Mário Rossi Machado, Assessor da ADESG/RS, destacou que a ADESG, Delegacia no Rio Grande do Sul, estava em festa, pois se vivenciava naquele momento a  marca dos 50 anos de existência do CEPE, que no início se chamava Ciclo de Estudos de Política e Estratégia e hoje é um Curso de Extensão Universitária, com o nome de Curso de Extensão em Política, Estratégia e Gestão.
Durante esse cinquentenário, o curso passou por várias transformações, acompanhando, inclusive, as inovações tecnológicas e a evolução da doutrina e  a metodologia da Escola Superior de Guerra.
Os nossos adesguianos passaram a fazer uso de novas ferramentas para a disseminação de informações e o estabelecimento de planejamentos estratégicos, tanto na esfera pública, como na privada. O curso soube, de fato, usar as novas tecnologias e valorizar a formação de lideranças de todas as áreas representativas da sociedade.
As mudanças no conteúdo e nas disciplinas ocorreram a partir de 1998, com o convênio firmado com a Pontifícia Universidade Católica do RS e em 2006, com a Faculdade Luterana São Marcos, nossa parceira atual. Essas mudanças permitiram uma formação mais adequada às novas exigências do nosso cotidiano.
Foram feitos agradecimentos a todas as pessoas que trabalharam pela ADESG nesse período, de forma abnegada, seus Delegados, Diretores, Assessores, Adjuntos e todos os instrutores e professores que transmitiram os seus conhecimentos aos nossos alunos, que também sempre se dedicaram de corpo e alma para o engrandecimento da nossa ADESG. Enfatizou o apoio da FACULDADE LUTERANA SÃO MARCOS,  do GBOEX, entidade centenária, da POUPEX, da GERDAU, do CIEE, da GENIUS, da ÓPTICA R. ABREU, LATO – MARKETING&POLÍTICA, entre outras,  e a todos os colaboradores da ADESG no Rio Grande do Sul.
Após a solenidade, foi servido um coquetel para as autoridades presentes, alunos e convidados, que contou com a presença de cerca de 90 pessoas.