Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Marinha Comemora Dia do Marinheiro – 5º DN – Rio Grande

Com cerimônia militar realizada na manhã do dia 13 de dezembro,  o Comando do 5º Distrito Naval comemorou o Dia do Marinheiro. O evento, ocorrido no pátio da sede do 5ºDN, contou com a participação de diversas autoridades civis e militares e convidados. No início da cerimônia, presidida pelo comandante do 5º DN, Vice-Almirante Paulo Cezar de Quadros Küster, foi feita a leitura da mensagem da presidente da República, Dilma Rousseff, e da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante-de- Esquadra Júlio Soares de Moura Neto.

Na sequência da cerimônia, foram prestadas honras ao Almirante Tamandaré, com hasteamento do pavilhão do Patrono da Marinha, que  nasceu na cidade do Rio Grande-RS no dia 13 de dezembro de 1807. Filho do patrão-mor do porto da cidade, o Marquês de Tamandaré descobriu sua vocação para o mar aos 15 anos de idade, quando foi aceito na Marinha como voluntário. Iniciava ali uma brilhante carreira na Marinha. Seu prestígio foi fruto de vitoriosas participações em quase todas as guerras de seu tempo, defendendo os interesses do País.

Durante a cerimônia ocorreu a Imposição da Medalha Mérito Tamandaré aos agraciados. Essa medalha, criada há 55 anos, destina-se a autoridades, instituições e pessoas, civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, no sentido de divulgar ou fortalecer as tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

 

Representando o Delegado da ADESG/RS, Dr. Everton Marc, no vento, se fez presente o Prof. Eng. Sérgio Pacheco Machado, Representante da ADESGRS em Rio Grande.

Junto ao panteão do Almt. Tamandaré o representante da ADESG em Rio Grande, Prof. Sergio Machado com o Cmdt.  Militar do Sul, Gen de Exército Carlos Bolivar Goellner  e os Oficiais Generais da área, Gen. de Divisão Roberto Fantoni Saurin, Cmt da 3ª Região Militar; Gen de Divisão Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, Cmt da 6ª DE, Gen de Brigada Marcio Velloso Guimarães, CHEM do CMS e o Gen de Brigada Angelo Kawakami  Okamura, Cmdt. da 8ª BIM, agraciado na ocasião com a medalha do Mérito Tamandaré.

No final da cerimônia, houve o desfile de militares em continência ao Vice-Almirante Paulo Cezar de Quadros Küster  e a colocação de uma coroa de flores junto ao Panteão de Tamandaré.